Viajar até ao Japão, através do imaginário, é a proposta do Museu do Oriente para as férias de Carnaval dos mais novos, com a oficina de longa duração “Biombos Indiscretos”, que acontece a 7 de Março, segunda-feira, entre as 10h00 e as 18h00. A actividade repete no dia 9, quarta-feira.
Inspirada nos coloridos biombos que fazem parte da colecção do Museu, e baseada na história das personagens do livro “O mercador de palavras”, de Orlando João Ferreira, a actividade leva os mais pequenos até ao Japão do século XVI para descobrirem como foi o encontro entre portugueses e japoneses. No final desta viagem imaginária, o desafio é que cada um construa o seu biombo.
O biombo – biobu em japonês – era utilizado, originalmente, como uma peça de mobiliário para protecção do vento ou divisão da sala. A partir da Idade Média, o biombo passou a ser utilizado apenas como objecto de decoração e de contemplação.
Actualmente, alguns biombos podem ser considerados verdadeiros livros abertos sobre as relações entre o povo português e japonês, como é o caso dos biombos namban, em exposição no Museu do Oriente.
Sem comentários:
Enviar um comentário