09 agosto 2010

Saúde: Medtronic inaugura Patient Care Center em Pequim

A Medtronic inaugurou ontem o Patient Care Center em Pequim, China. Este é o primeiro centro deste género em todo o mundo, onde os pacientes e seus familiares podem encontrar especialistas em tecnologia médica e médicos para discutir opções de tratamento para as suas doenças crónicas. O Patient Care Center da Medtronic funciona em colaboração com o Centro Nacional de Doenças Cardiovasculares (NCCD, sigla em inglês) da China.

Aceder a informações sobre tecnologia médica e a especialistas médicos é um grande desafio na China. Nas grandes cidades como Pequim, na primeira visita a um hospital, um paciente com uma doença crónica tem, em média, cerca de 20 minutos com o médico para falar sobre opções de tratamento e, numa nova consulta, tem apenas seis minutos em média.

“Após termos consultado hospitais e utilizadores de produtos da Medtronic, constatámos que as doenças crónicas não eram bem geridas e controladas na China, com muitos doentes a não receberem o tratamento ideal sobretudo devido à falta de conhecimento em relação às soluções mais avançadas”, referiu Simon Li, presidente da Medtronic China. “Ao trabalhar com o Centro Nacional de Doenças Cardiovasculares, criámos um Patient Care Center único, que permite que os pacientes tenham mais e melhor informação sobre tecnologia médica e que ao mesmo tempo seja criada uma plataforma de discussão entre profissionais de saúde e pacientes.”

O recém-construído Patient Care Center está localizado no centro de Pequim e apresenta tecnologias avançadas, através de modelos de dispositivos médicos, como pacemakers, bombas de insulina e endopróteses. Pacientes e médicos podem agora visualizar modelos 3D de corações e analisar a estrutura do coração e as opções de tratamento. Sistemas de software multimédia inovadores podem ainda ajudar os profissionais de saúde nas suas apresentações. O Patient Care Center deverá receber aproximadamente 9 mil visitantes por ano.

“Estou muito satisfeito que a Medtronic, em conjunto com o NCCD, tenha desenvolvido este Patient Care Center”, afirmou Yongjian Wu, o vice-presidente do Centro de Prevenção e Tratamento de Doenças da Artéria Coronária do Hospital Fuwai em Pequim. “Com esta iniciativa, mais pacientes na China vão estar melhor informados e vão poder analisar as soluções de tecnologia médica com os seus médicos.”

De acordo com uma pesquisa de 2008, realizada pelo Ministério da Saúde da China, o número de casos de doença crónica na China atingiu os 260 milhões. Nos últimos dez anos, foram diagnosticados 10 milhões de novos casos cada ano.[2] As doenças crónicas são a principal causa de morte a nível mundial e representam uma percentagem crescente no peso total das doenças.

Sem comentários:

Enviar um comentário