29 agosto 2010

Economia: 10 mandamentos do dinheiro

Sabia que foi no século VII que surgiram as primeiras moedas com as características que hoje conhecemos? E que não foram precisos muitos anos até que alguém, necessitando de moedas correntes, entregou um vale para troca de mercadorias ou metais, criando a moeda de papel, ou seja, o numerário? Como as moedas e o numerário continuam a ser reis, a Talaris, especialista global em tecnologia para a gestão de numerário, criou um conjunto de 10 mandamentos sobre o uso do dinheiro em comparação com outras formas de pagamento actuais.

DEZ MANDAMENTOS DA TALARIS SOBRE O DINHEIRO

1. O dinheiro continua a ser rei: o volume de notas e moedas continua a crescer em todo o mundo e actualmente circulam no maior número de sempre. Na Europa, por exemplo, tanto o valor de notas e moedas como a sua circulação continuam a aumentar.

2. O dinheiro é muito seguro: milhões de consumidores vêem-se afectados por fraudes através da Internet ou cartões de crédito e débito. Os delitos digitais estão a aumentar em relação ao roubo e falsificação de notas e moedas em todo o mundo, por isso o numerário é o meio de pagamento mais seguro do planeta.

3. Os consumidores gostam do dinheiro: é o meio de pagamento preferido em todo o mundo e diferentes estudos demonstraram que mais de 50% das pessoas prefere pagar em numerário.

4. O dinheiro é universalmente aceite: é o único meio de pagamento aceite universalmente e todas as nações dispõem de um modelo de sistema de transacções que utiliza o numerário de alguma forma. O dinheiro é movimentado diariamente por mais de 5000 milhões de utilizadores em todo o mundo.

5. O dinheiro não falha: o dinheiro não depende de outros recursos ou componentes para realizar a sua função. No câmbio, o numerário funciona em qualquer momento e não tem nenhum índice de fracasso.

6. Os consumidores têm direito a eleger a sua forma de pagamento: o dinheiro é salvaguardado pelo Estado e os particulares têm direito a utilizá-lo como forma de pagamento.

7. O dinheiro não causa problemas de privacidade: é necessário um certo grau de segurança, contudo os dados retidos por milhões de transacções electrónicas podem criar um nível inaceitável de invasão da privacidade.

8. O dinheiro controla o gasto: a “Digitalização da dívida” leva a perder o sentido do valor do dinheiro e a cair em problemas de endividamento. Os consumidores consideram o numerário como a forma mais fácil de controlar os gastos e o seu orçamento pessoal.

9. A utilização de dinheiro é mais “barata”: o pagamento em dinheiro não está sujeito a gastos ou comissões pela sua utilização.

10. Qualquer pessoa pode utilizá-lo em qualquer local: pequenos comércios, mercados locais, comércio de rua… há muitas transacções para as quais não há outras formas de pagamento além do dinheiro. Actualmente, há mais notas e moedas em circulação que em qualquer outra altura da história.

Sobre a Talaris
A Talaris teve origem na antiga divisão Cash Systems da De La Rue. Foi formada em Setembro de 2008, após o processo de venda liderado pela administração e suportado financeiramente pela Carlyle - um dos maiores grupos de investimento do mundo. A empresa ocupou o 64º lugar da classificação HSBC Top Track 250 do Sunday Times. A empresa é especialista mundial em tecnologia de tratamento de numerário para a gestão de cada etapa do ciclo comercial. As soluções da Talaris incluem: consultoria e gestão de projectos, dispensação e recirculação de notas, tratamento de notas e moedas, soluções self-service, tecnologia integrada (OEM), conectividade e software de optimização, e serviços de assistência técnica total. Empresa multinacional com cerca de 2.100 colaboradores, operando a partir de mais de 30 países, inclui mais de 1.000 técnicos e pessoal de apoio. Uma rede adicional de 130 parceiros alarga a cobertura a mais de 100 países. Possuindo 250 patentes concedidas em 26 países, a Talaris fornece soluções de gestão de numerário em todos os continentes, onde quer que o dinheiro se mova. Com um volume de negócio superior a 320 milhões de libras, a empresa tem uma posição de liderança na América do Norte, Espanha, Alemanha, França, Reino Unido e Portugal.

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