Um relato na primeira pessoa das batalhas travadas em prol da democracia após a independência de Angola.
Depois de Cruzei-me com a História, de Samuel Chiwale, a Sextante Editora publica a 9 de Setembro um novo documento histórico sobre o pósindependência em Angola.
Angola – A Segunda Revolução é o testemunho de Jardo Muekalia, que relembra momentos e personalidades marcantes no processo de democratização do seu país. Ainda adolescente, trocou a guitarra pela metralhadora, ingressando no seio da UNITA, até se tornar um alto representante do partido em Washington.
Através de uma narrativa atenta e incisiva e de um conjunto de fotografias, Jardo Muekalia dá-nos acesso privilegiado aos bastidores de um país devastado por anos de guerrilha em busca de uma democracia rechaçada por vontades, desacordos e ambições da geração mais velha.
O autor estará em Lisboa para apresentar o seu livro no próximo dia 9 de Setembro.
O enredo
«Quero partilhar com os leitores desta obra parte da experiência que vivi quando jovem, durante o processo de independência do país, os anos de guerrilha que se seguiram à proclamação da independência, e o processo de negociação que conduziu às primeiras eleições da história de Angola. Esta é, antes de mais, uma narração dos acontecimentos, vistos do meu ponto de vista, como parte de uma geração, na altura adolescente, que se viu arrastada pelo vendaval da revolução, numa corrida imposta por vontades, desacordos e ambições da geração mais velha. (…) Esta obra não pretende ser história absoluta. Ela é, como disse acima, apenas uma narração da minha trajectória na luta pela inclusão democrática, relato de uma vida entregue e moldada pela “revolução”.»
Jardo Muekalia, Preâmbulo
Editora: Sextante
Pvp: 17,50€
Sem comentários:
Enviar um comentário