24 agosto 2010

Livro: Um combate desigual

Este livro é constituído por algumas das minhas intervenções, quer em artigos de opinião publicados em jornais, quer em discursos proferidos em cerimónias oficiais, quer em simples reflexões feitas solitariamente onde abordo algumas das mais relevantes questões da Ordem dos Advogados, da advocacia, da justiça, do Estado de direito e da cidadania em geral.

É também um testemunho do que se passou durante os primeiros trinta meses do meu mandato como Bastonário da Ordem dos Advogados Portugueses, sobretudo das adversidades, dos ataques, das calúnias e infâmias que tive de ultrapassar, bem como das reformas que, apesar de tudo, consegui efectuar contra ventos e marés, e ainda do que pretendo fazer num eventual segundo mandato. É ainda uma acusação contra aqueles que protagonizaram essas campanhas ou lhes deram cobertura.

Agora, que finalmente posso defender-me, espero que os advogados portugueses e a opinião pública nos julguem a todos sem complacências.»
in Introdução
A. Marinho e Pinto

Outras frases retiradas deste livro:

«Todos os grandes combates da minha vida foram feitos por valores e ideais e sempre segundo princípios. Nunca ninguém me calou nem pela força, nem pelo aliciamento, mas só quando me demonstraram que estava errado. Penso sempre com a minha cabeça e ajo segundo a minha consciência. Confesso que não sei amaciar o discurso perante violações dos direitos fundamentais da pessoa humana. Sou assim e assim serei.»

«A Ordem dos Advogados está na encruzilhada mais decisiva da sua história: ou se transforma definitivamente numa instituição ao serviço da advocacia, do estado de direito e da cidadania ou volta a ser um grémio ao serviço da nomenclatura dirigente e das teias de interesses que cresceram dentro dela.»

«Admitir que se possa ser advogado com um grau académico inferior ao dos magistrados equivaleria a institucionalizar uma inferioridade funcional que iria macular irreversivelmente a dignidade da advocacia portuguesa e do próprio patrocínio forense enquanto elemento essencial à administração pública.»
A.Marinho e Pinto

Editora: Verso de Kapa
PVP: 17€

Sem comentários:

Enviar um comentário