O Banco Espírito Santo Angola (BESA) e a World Press Photo (WPPh) acabam de anunciar a realização, pelo terceiro ano consecutivo, do concurso BESA Foto2010, que visa promover a fotografia e cultura angolana, apoiando os artistas nacionais. O concurso, inserido no projecto BESAcultura, dirige-se a fotógrafos amadores e profissionais de nacionalidade angolana, residentes em Angola ou no estrangeiro e as candidaturas estão abertas até dia 11 de Outubro.
A organização World Press Photo, uma das mais prestigiadas a nível internacional na área da foto-reportagem e da fotografia como arte, está responsável pela selecção e coordenação do júri do concurso, bem como pela definição dos critérios de avaliação dos trabalhos. O júri será composto por quatro fotógrafos, dois angolanos e dois estrangeiros e um representante BESA.
Segundo Leonor Sá Machado, Directora de Marketing e Comunicação do BESA, “o BESA, através do BESAcultura, tem desenvolvido várias iniciativas com o objectivo de valorizar as raízes culturais angolanas. A fotografia tem sido uma das principais áreas de actuação, pela força que esta expressão artística encerra enquanto veículo universal de mensagens e de emoções e é com orgulho que contamos com um parceiro tão prestigiante como a WPPh neste projecto.”
Serão atribuídos três prémios, avaliados em 30.000 dólares, sendo o trabalho vencedor premiado com 15.000 dólares, o segundo classificado com 10.000 dólares e o terceiro classificado com 5.000 dólares. A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar a 15 de Novembro.
A par do concurso de fotografia, o BESA e a WPPh irão ainda promover um Workshop de Fotografia, leccionado pelos membros internacionais do júri, que se irá realizar de 6 a 13 de Novembro. O workshop, que será limitado a 8 participantes seleccionados pela WPPh, visa contribuir para a partilha de conhecimento e competências técnicas na arte da fotografia e estimular o profissionalismo.
Através desta parceria de sucesso, o BESA cultura pretende continuar a dar a conhecer o trabalho que se vem a desenvolver na área da fotografia, apoiando e promovendo internacionalmente os artistas angolanos.
Sem comentários:
Enviar um comentário