Enquanto alguns hotéis são muitas vezes considerados obras de arte, muitos outros reuniram autênticas colecções de obras de arte de artistas mundialmente famosos, desde Andy Warhol a uma série de artistas emergentes. Uma peça de arte pode transformar um espaço e criar a disposição correcta para os hóspedes de um hotel ao adicionar um toque de sofisticação e elegância a qualquer hotel.
Hotéis.com, o website de reservas de hotéis em todo o mundo, sinaliza dez hotéis mundiais com obras de arte famosas.
TOP 10 DE HOTÉIS COM OBRAS DE ARTE
Gramercy Park Hotel, Nova Iorque, E.U.A., *****
O Gramercy Park Hotel em Nova Iorque é a casa de obras de arte seleccionadas de alguns dos mais celebrados artistas do séx. XX, tais como Andy Warhol, Jean-Michel Basquiat e Julian Schnabel, que também participaram no design do hotel. O lobby é a obra central do hotel com uma combinação de mobília antiga e obras de arte contemporânea.
Bellagio, Las Vegas, E.U.A., *****
Dale Chihuly, um escultor de vidro proeminente, criou 2,000 flores de vidro sopradas manualmente para este hotel. Estas estão bem alto sobre o piso do lobby, criando um leque de cores para receber os hóspedes que entram neste hotel icónico. O Bellagio também tem a sua própria galeria de arte com exposições durante todo o ano.
St. Martins Lane Hotel, Londres, Reino Unido, *****
O famoso fotógrafo francês, Jean-Baptiste Mondino, deixou uma marca neste hotel. O “Light bar” do hotel dispõe de um número de enormes fotografias deste fotógrafo, de grandes planos a preto e branco, de pessoas a fazerem caras cómicas. O restaurante do hotel, “Ásia de Cuba”, também tem colunas decoradas com uma série de peças de arte dramáticas.
Byblos Art Hotel, Verona, Itália, *****
Situado numa Villa do séc. XVI, é a casa de uma colecção permanente de arte contemporânea, com trabalhos de 39 artistas em exposição. O hotel é essencialmente uma galeria de arte e os hóspedes podem admirar a decoração de Alessandro Mendini juntamente com os trabalhos de artistas famosos.
The Cullen, Melbourne, Austrália, *****
O Cullen Hotel recebeu o seu nome em honra do mais famoso artista contemporâneo da Austrália, Adam Cullen. É o primeiro de uma série de três hotéis “art series”, que prestam homenagem a grandes artistas australianos. Apresenta centenas de trabalhos originais de Adam Cullen pendurados por toda a parte, e cada quarto dispõe de várias impressões.
Ellerman House, Cidade do Cabo, África do Sul, *****
Os proprietários da Ellerman House conseguiram juntar uma extraordinária colecção de obras de arte de artistas locais sul-africanos, desde 1910 até contemporâneos. A colecção vai desde pinturas da Cidade do Cabo até trabalhos que fornecem uma visão geral da África do Sul durante os últimos cem anos. O hotel abriu recentemente a Ellerman Contemporary Gallery e gere Tours de arte pela propriedade e pela galeria.
Rome Cavalieri, The Waldorf - Astoria Collection, Roma, Itália, *****
O famoso tríptico Tiepolo, comissariado para o palácio em Veneto em 1720, permanece agora no lobby do Rome Cavalieri Hotel em Roma. O proprietário, Guido Terruzi, cuja colecção completa vale cerca de 700 milhões de dólares, juntou um conjunto impressionante de obras-primas antigas para o hotel, incluindo as paisagens Venezianas de Guiseppe Zais e as fantasias Rococó de Guiseppe Bazzani.
Jumeirah Essex House on Central Park, Nova Iorque, E.U.A., *****
O Jumeirah Essex House Hotel completou recentemente uma remodelação de 90 milhões de dólares, na qual o lobby foi recriado para acolher uma galeria de arte com exposições temporárias. Existe também o programa Stay DifferentTM, um programa de artistas em residência e exposições no lobby. Visa destacar as culturas, pessoas e ideias locais através da arte e a curadora permanente do é Katherine Gass.
The Henry Jones Art Hotel, Hobart, Austrália, *****
O Henry Jones Art Hotel, situado ao lado da Escola de Arte Tasmania, está recheado com centenas de obras de arte locais, desde paisagens a óleo, até fotografia digital, e mobília moderna. Cada quarto tem um “guia de arte para hóspedes” e também se pode um catálogo que explica cada peça. Todas as 6ªs feiras o hotel tem visitas guiadas às principais obras e apresenta também exposições especiais na Sala e Átrio de Instalação de Arte.
Museum Hotel, Wellington, Nova Zelândia, ****
Um total de 66 peças de arte, de 55 artistas, decora as áreas comuns do Museum Hotel, em Wellington, capital da arte e cultura neo-zelandesa. Inclui trabalhos de artistas famosos como Bill Hammond ou de artistas recentes como Dean Proudfoot, cuidadosamente seleccionados pelo proprietário, Chris Parkin. Foi criado um guia de arte para quem quer ver as descrições das obras e os preços, e existe também uma visita guiada às obras.

Sem comentários:
Enviar um comentário