A campanha Aorta é Vida promove amanhã, dia 16 de Abril, pelas 15 horas, uma sessão de esclarecimento sobre aneurismas da aorta abdominal, dirigida aos alunos da Universidade Sénior de Grândola, no Cine Granadeiro Auditório Municipal. A palestra está a cargo do Dr. Carlos Amaral, cirurgião vascular no Hospital de Santa Marta – Centro Hospitalar de Lisboa Central, que dará a conhecer esta doença grave e a melhor forma de a prevenir.
Esta iniciativa tem como objectivo divulgar os principais factores de risco dos aneurismas da aorta abdominal, permitindo assim aumentar o número de diagnósticos precoces em Portugal e diminuir o número de mortes por ruptura.
Um estudo recente, realizado pela empresa Spirituc-Investigação Aplicada, revela que 82 por cento da população portuguesa masculina com mais de 65 anos não sabe o que é um aneurisma da aorta, e que a esmagadora maioria (89,3 por cento) não consegue identificar os factores de risco associados a esta doença.
A sessão é gratuita e está aberta ao público em geral. As inscrições podem ser feitas através do site da campanha em www.aortaevida.com ou através do email geral@aortaevida.com
O aneurisma da aorta abdominal consiste numa dilatação localizada e permanente da aorta, a maior artéria do organismo, e é o mais frequente dos aneurismas arteriais, sendo uma das causas de morte súbita. Estima-se que 80 milhões de pessoas, na Europa, com mais de 60 anos, têm risco de ter um aneurisma da aorta abdominal.
Sem comentários:
Enviar um comentário