Poucos dias depois da data em que se comemorou o Dia Mundial do Livro Infantil - 2 de Abril - o escritor britânico David Almond foi distinguido com a atribuição do Prémio Hans Christian Andersen, na mais recente edição da feira do livro de Bolonha.
Em homenagem ao escritor e poeta dinamarquês Hans Christian Andersen, nascido a 2 de Abril de 1805, a IBBY (International Board on Books for Young People), uma organização não governamental fundada na Suíça que representa uma rede de pessoas em todo o mundo que de uma forma ou de outra promovem o livro infantil, elegeu David Almond como o grande vencedor pelo conjunto da sua obra.
O galardão, que pela sua importância e prestígio em todo o mundo ganhou a designação de «Pequeno Prémio Nobel», foi atribuído por um júri composto por dez pessoas e é entregue de dois em dois anos, desde 1956. O painel de jurados descreveu Almond como «criador do realismo mágico para crianças» e «uma voz única que capta a imaginação dos jovens leitores, motivando-os a ler, a pensar e a utilizar o espírito crítico».
David Almond encontra-se publicado em Portugal pela Editorial Presença desde 2000. Com quatro livros em português (lista abaixo), é um dos autores infanto-juvenis mais talentosos e premiados da actualidade. Foi já distinguido com prémios tão prestigiantes como o Whitbread Children's Book Award (duas vezes), o Smarties Gold Award, o Silver Pencil e o The Carnegie Medal.
BIBLIOGRAFIA:
O Segredo do Senhor Ninguém
Título Original: Skellig
Tradução: Fernanda Pinto Rodrigues
Editorial Presença
Maio 2000
O Grande Jogo
Título Original: Kit's Wilderness
Tradução: Fernanda Pinto Rodrigues
Editorial Presença
Agosto 2004
Um Cantinho no Paraíso
Título Original: Heaven Eyes
Tradução: Ana Corrêa da Silva
Editorial Presença
Janeiro 2007
O Meu Pai É um Homem-Pássaro
Título Original: My Dad's a Birdman
Tradução: Fernanda Pinto Rodrigues
Ilustrações: Polly Dunbar
Editorial Presença
Dezembro 2008

Sem comentários:
Enviar um comentário