20 março 2010

Livro: Algarve 40 Anos 40 Olhares

Perceber de que forma se constitui o imaginário turístico do Algarve foi motivo para, na ocasião do 40º aniversário deste organismo, desafiar 40 personalidades, das mais diversas áreas da sociedade, a partilhar com o leitor o seu olhar sobre o Algarve, a confidenciar a sua relação pessoal com esta região, a contar as suas histórias algarvias.

40 Anos, 40 Olhares chega com a chancela Bertrand Editora e em edição bilingue. Nas suas quase 200 páginas revela-se a visão e a forma de sentir o Algarve de pessoas de mundos distintos. São artistas plásticos, músicos, escritores, jornalistas, políticos, desportistas, empresários… Uns são algarvios de origem, outros de coração. São residentes estrangeiros, algarvios emigrados, turistas fiéis. São amigos. Falamos de Luís Figo, Cliff Richards, Nuno Júdice, Gunther Grass, Lídia Jorge, Bjorn Borg, Diogo Infante, Bonnie Tyler, Francisco Pinto Balsemão, Miguel Sousa Tavares, Zé Pedro, Viviane, Ruy de Carvalho, Herman José, D. Duarte, entre outros.

Amável e entusiasticamente aceitaram o convite e nas suas histórias, contadas nas páginas que se seguem, há palavras e imagens que se repetem. Nelas reconhecemos o Algarve das praias, claro, do sol e da luz mas também do povo afável e amigo. A amizade é, de facto, uma imagem recorrente nestes testemunhos, onde as férias algarvias se desfrutam em família e com amigos. O Algarve é lugar de origem, ponto de partida e de regresso, refúgio, inspiração, tranquilidade, paz e segurança.

É também tradição e sabor. Sabor a peixe fresco e a laranjas doces. É história e cultura num reino à parte, num reino encantado que muitos descrevem como paraíso. No paraíso também há pecado e aceitam-se de bom grado algumas críticas que só comprovam a amizade de quem as escreve.

PVP 24,50€

Sem comentários:

Enviar um comentário