A Guerra Fria e o desenvolvimento paralelo de alguns dos seus principais episódios nos continentes asiático e europeu estão em estudo na série de quatro seminários de investigação “As Crises da Guerra Fria na Ásia e na Europa”, que decorrem entre 15 de Abril e 20 de Maio, no Museu do Oriente.
Estes seminários, no âmbito da colaboração entre a Fundação Oriente e o Instituto Português de Relações Internacionais (Universidade Nova de Lisboa), são coordenados pelo investigador Luís Nuno Rodrigues. Têm como ponto de partida a historiografia recente, que entende a Guerra Fria como um fenómeno global, sem que esteja exclusivamente centrado na rivalidade bipolar entre Estados Unidos da América e União Soviética.
O objectivo destas sessões é estimular e alargar, em Portugal, o conhecimento sobre um tema fundamental da história do mundo no século XX, decisivo para um melhor entendimento dos desenvolvimentos mais recentes na relação entre a Europa e a Ásia.
Estes seminários são dirigidos a amantes da história e política internacional, em especial, professores, investigadores, diplomatas, jornalistas, empresários, decisores públicos e privados e estudantes nas áreas da História, Ciência Política e Relações Internacionais.
Sem comentários:
Enviar um comentário