20 março 2010

Evento: Prémio Fotojornalismo com inscrições recorde

A 1ª edição do Prémio Internacional de Fotojornalismo Estação Imagem/ Câmara Municipal de Mora regista 233 candidaturas, o maior número de sempre em prémios congéneres realizados em Portugal.

Encerrada o período de inscrições, a Estação Imagem regista mais de 190 inscritos para o Prémio Internacional de Fotojornalismo e cerca de 30 candidatos à bolsa de 5.000 euros, destinada a apoiar a realização de um projecto incidindo sobre a região do Alentejo.

No concurso foram aceites um total de 636 reportagens, correspondendo a mais de 5.500 fotografias, “prova de que o fotojornalismo, embora cada vez mais desaparecido dos meios de comunicação social, continua vivo no espírito dos repórteres nacionais”, afirma a organização.

“Estes dados tornam-se ainda mais relevantes”, segundo a organização, “quando pela primeira vez as inscrições foram realizadas totalmente online, no ano em que o próprio concurso do World Press Photo também se estreia na internet”.

Este método, novo para os candidatos nacionais, implicou o envio via Net do álbum de fotografias a concurso, incluindo textos e legendas, preservando ainda o anonimato dos concorrentes até á escolha do Júri

Recorde-se que o prémio Estação Imagem / Mora, no valor de 7.500 euros, contempla ainda outros sete galardões no valor de 2.500 euros cada, nas categorias de Notícia, Vida Quotidiana, Ambiente, Acção no Desporto; Artes e Espectáculo e Série de Retratos; além de uma categoria especial subordinada ao tema “2009 Ano de eleições”.

Nesta categoria os fotojornalistas dos PALOP, podem concorrer com reportagens sobre as campanhas eleitorais que eventualmente se tenham realizado nos seus países em 2009.

O galardão integra no Júri destacados nomes do fotojornalismo mundial e é liderado pela Vice-Presidente do Departamento de Fotografia da Reuters e Presidente do Júri da edição 2010 do World Press Photo, Ayperi Karabuda.

O Júri Internacional reúne-se em Mora, dias 22 e 23 de Abril, anunciando a 24 os vencedores do mais importante Prémio de Fotojornalismo de Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário