Dos automóveis citadinos aos comerciais ligeiros: a mais versátil frota de veículos eléctricos do mundo.
Os veículos eléctricos são um dos alicerces da estratégia de mobilidade sustentável da Mercedes Benz. Esta reforça a ambição de liderar da Marca neste segmento com três veículos eléctricos: o novo Classe A E-CELL, o Classe B F-CELL e o Vito E-CELL. O smart fortwo electric drive, a ser produzido desde Novembro de 2009, completa esta gama. Como os veículos eléctricos precisam de condições adequadas para a condução diária, o Grupo empenha-se no melhoramento de todos os aspectos da condução isenta de emissões: desde a tecnologia automóvel, passando pelas infraestruturas, até aos projectos de mobilidade.
A-Class E-CELL
O novo Classe A E-CELL é um excelente exemplo do conceito orientado em função do Cliente. Este modelo de cinco lugares combina a utilização diária e o design de um modelo familiar com notável tecnologia de segurança e elevada performance. Baseia-se no actual Classe A e, tal como este modelo, oferece um generoso e versátil espaço interior e bagageira de grande dimensão. Isto deve-se fundamentalmente às duas eficientes baterias de iões de lítio que, em conjunto, têm uma autonomia superior a 200 Km (NEDC) e estão colocadas com segurança na parte de baixo da carroçaria para economizar espaço. O motor eléctrico com 70 kW (95 cv) e um binário de 290 Nm proporciona uma condução silenciosa e isenta de emissões.
Os primeiros 500 novos modelos Classe A E-CELL estão a ser construídos em Rastatt, na Alemanha, sendo entregues a Clientes em diversos países da Europeus, entre eles a Alemanha, França e os Países Baixos. O Grupo Daimler também forneceu outros projectos para uma mobilidade eléctrica em modelos de quatro e duas rodas, no âmbito do conceito BlueZERO; o SLS AMG E-CELL e os inovadores conceitos smart escooter e ebike.
Sistema modular E-Drive
Graças ao seu sistema modular E-Drive, a Mercedes-Benz pode introduzir rapidamente no mercado veículos eléctricos. Esta inteligente solução permite a utilização de um elevado número de peças idênticas numa alargada gama de veículos movidos a bateria ou célula de combustível. A extensa utilização de componentes do Grupo reduz o período de desenvolvimento e custos, assegurando uma produção "em linha de montagem" que permite ao sistema modular E-DRIVE proporcionar as mesmas vantagens do sistema modular híbrido da Mercedes-Benz, que cobre uma ampla gama de veículos e de produção.
Versáteis componentes adequam-se a diferentes configurações de propulsão, tendo já sido incorporados nos automóveis Mercedes-Benz e smart. Como exemplo, o novo Classe A E-CELL está equipado com o mesmo motor eléctrico do Classe B F-CELL com célula de combustível. No que respeita a baterias, o Classe A E-CELL utiliza a mesma tecnologia do comprovado smart fortwo electric drive. Este modelo dispõe de duas potentes baterias de iões de lítio, com 36kWh de capacidade de armazenagem. O inteligente sistema de gestão de carga do novo Classe A E-CELL, com o sistema SmartCharge Communication, também se baseia na tecnologia usada no smart fortwo electric drive.
Sem comentários:
Enviar um comentário