O Museu do Oriente apresenta a nova programação para a Primavera, da qual se destaca a Festa do Japão, com diversos espectáculos, cursos, conferências, workshops tipicamente japoneses, que assinalam os 150 anos do Tratado de Paz, Amizade e Comércio entre o Japão e Portugal, além de estarem disponíveis, também, várias actividades representativas de outras culturas asiáticas.
A apresentação da cantora Lou Rhodes (ex-vocalista dos Lamb, banda de culto no nosso país), um espectáculo de koto – instrumento de cordas típico do Japão – pelos Koto Project e a mistura singular de gospel, afro e jazz de Carmen Souza são algumas das propostas do Museu a pensar nos amantes de música.
Os espectáculos de teatro Noh e Kyogen, o regresso da Orquestra Metropolitana de Lisboa ao Museu e a actuação do extravagante duo feminino japonês Kokusyoku Sumire (Violeta Negra) compõem o calendário de espectáculos.
“Macau: Sentir o Património” e “Omocha: Brinquedos Tradicionais do Japão” são as novas exposições temporárias patentes no Museu, que prepara ainda visitas temáticas em redor destas mostras.
Em destaque estão também os vários workshops dedicados a todos os públicos, que se debruçam sobre o bonsai, a caligrafia japonesa, o sushi, o aikido, o shiatsu, o desenho manga e a peculiar cultura cosplay (culto a personagens de manga, anime e videojogos), entre outros temas.
A assinalar o Dia Mundial do Livro, a 23 de Abril, estará a conferência “Histórias de Livros: Entre o Ocidente e o Oriente”. O Museu do Oriente continua a apostar nesta área, propondo ainda as conferências “A evolução da crise económica e perspectivas futuras” e “O gesto delicado e o espírito tranquilo. Filosofia da acção do mestre Zen, Eihei Dogen” com o monge zen Yvez Crettaz e o curso “O Japão num piscar de olhos. O Japão e as relações luso-nipónicas sob o prisma da arte”.
Os mais pequenos podem também usufruir de uma programação exclusiva. A par de vários ateliês preparados sob a temática do Japão, o Museu assinala ainda o Dia Mundial da Criança (1 de Junho) e o Dia da Mãe (2 de Maio) com actividades especiais.
O Museu do Oriente está aberto entre as 10h00 e as 18h00. À sexta-feira, o horário prolonga-se até às 22h00, com entrada gratuita a partir das 18h00. Encerra à segunda-feira.

Sem comentários:
Enviar um comentário