09 agosto 2010

Cultura: Ode ao Teatro sai à rua em Lisboa

A artelier? – Companhia das Artes e Animação e Teatro de Rua, sob a direcção artística de Nuno Paulino, apresenta o espectáculo THÉATRON -Teatro de Rua Multimédia, nos próximos dias 10 e 11 de Agosto de 2010, pelas 22H00 no Pavilhão do Conhecimento, integrado na programação do Festival dos Oceanos 2010.

Espectáculo de fachada, imponente pelo seu espaço cénico e projecções, original pela exploração da verticalidade do espaço físico. A dramaturgia assenta na interpretação desarmante de Nuno Paulino e na original proposta de fazer teatro num espaço cénico vertical e em altura, encenação que faz aparecer momentos surreais e personagens marcantes que nos transportam à dimensão mágica de um teatro sem muros e sem Horizontes. Trata-se de uma encenação insólita, protagonizada na vertical de um "muro" de andaimes, sendo cada segmento um palco.

Entregues às suas vidas de operários da cultura, um grupo de artistas anónimos, funcionários dos bastidores, trabalham por detrás da cortina num teatro ópera popular. Edifício Teatro e Radiografia viva, testemunha dos que em conjunto fazem nascer a Obra. Eles letras pequenas da memória, anónima massa criativa operante, que na sombra dá Luz ao Mundo, aguarda trabalhando (...) até que um dia este mundo repetido de criatividade e inovação é abalado com a presença incómoda de um agente subversivo o «Personagem».

A encenação, cheia de ritmo e cor, é uma "ode ao trabalho de fazer o Teatro fazendo o Teatro", onde quem manda é o Rei, ou melhor, o público.

SINOPSE
Durante 60 minutos, a companhia apresenta um espectáculo caracterizado pela insólita estrutura de andaimes modificados. De estética única no nosso país, Théatron usa os meios tecnológicos, multimédia e pirotécnicos, com o mesmo à vontade com que “inventa” máquinas de cena e toda uma cenografia “sustentável” e de “recuperação”, criando ambientes tão depressa “belos e apaziguantes” como caóticos e inquietantes

Sem comentários:

Enviar um comentário