12 maio 2010

Cultura: Allgarve 2010 todo o ano e com número recorde de eventos

A quarta edição do «Allgarve» surge este ano com um programa mais abrangente, com destaque para a introdução de animação de rua, novo circo e música clássica num calendário que se prolonga pela primeira vez até Novembro, oferecendo um número recorde de perto dos 90 eventos.

Natalie Cole, Diana Krall, Colbie Caillat, Nouvelle Vague, Jamie Cullum, Anastacia, Ana Moura e Rodrigo Leão entre os nomes já confirmados.

Contando com um investimento global superior a 4 milhões de euros, valor similar ao do ano passado, o programa de valorização turística para a região do Algarve estende a sua programação no tempo e no número de eventos, mantendo os níveis de qualidade da marca «Allgarve».

Pelo conhecimento profundo das potencialidades e necessidades turísticas da região, o Turismo do Algarve assume a gestão do programa, responsabilidade até então a cargo do Ministério da Economia, Inovação e Desenvolvimento.

Para o presidente do Turismo do Algarve, Nuno Aires, a «passagem do programa para a entidade gestora do turismo algarvio foi feita de forma natural, pois desde a génese do “Allgarve” que esta transição estava prevista. A nova gestão de raiz local foi muito bem aceite tanto pelos mais variados agentes privados, como pelos responsáveis das autarquias.»

Uma cobertura massiva da região, numa dinâmica transversal que prevê a participação de todos os municípios, atesta a adesão de todo o distrito ao programa e acentua o carácter de descentralização que marca a edição de 2010.

Um «Allgarve» crescente, todo o ano
O «Allgarve» tem por objectivo reforçar a região algarvia como destino turístico de qualidade, proporcionando experiências que marcam aos turistas e aos residentes e complementando a oferta tradicional de Sol e Mar - característica da época alta - com cultura, actividades e animação por todo o ano.

Neste sentido, Nuno Aires salienta que para 2010 «procurou-se criar um programa que se estendesse praticamente a todo o ano, oferecendo eventos em períodos com menos actividades de lazer para os turistas que procuram o Algarve na época baixa. Pretende-se, desta forma, atrair maiores fluxos turísticos a médio-longo prazo para a região.»

Esta edição mobilizou autarquias e entidades privadas do sector do turismo para um programa que tem vindo a afirmar-se como factor de animação e valorização: em 2009 registou uma afluência de 108 mil pessoas (com excepção dos eventos desportivos), face às 85 mil do ano anterior e às 60 mil da primeira edição (2007).

Parte dos lucros do programa «Allgarve» destina-se a instituições de cariz humanitário, sendo que em 2009 o Turismo de Portugal e o Turismo do Algarve entregaram a dez instituições particulares de solidariedade social (IPSS) da região um total de 113 mil euros, valor que resultou das receitas dos concertos de música que decorreram durante o Verão.

Campanha internacional mais ambiciosa
O «Allgarve’10» tem em curso desde Abril duas campanhas vocacionadas para o mercado interno e para os principais mercados emissores para a região: Reino Unido, França, Alemanha e Espanha, em particular nas regiões da Andaluzia, Galiza e Madrid. Allgarve, Lifetime Experiences (‘Algarve, Experiências que Marcam’) é o claim da campanha internacional.

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