Nos anos mais recentes, vampiros e lobisomens invadiram as livrarias de todo o mundo, incluindo Portugal. Foram notícia nos media. Chegaram aos tops de vendas. Alcançaram o estatuto de fenómeno. Os ecos de sucessos como os de Stephenie Meyer e da Saga Crepúsculo ainda se fazem sentir. Mas a tendência parece estar a mudar. É a própria revista Time quem o diz: "Os zombies são os novos vampiros." E tudo indica que , em Portugal, 2010 será o ANO ZOMBIE por excelência!
Cheiram mal, não falam e têm uma predilecção especial por carne humana! No entanto, todos os adoram. Conquistaram um lugar especial no imaginário dos jovens (e não só), desde que George Romero os (re)inventou em 1968. Não são bem-parecidos e sofisticados como os vampiros. Não são imortais (desde que lhes estoirem os miolos!) e não vivem em castelos. Mas parecem funcionar como o exorcismo perfeito para os medos das sociedades contemporâneas. E o facto é que eles já estão entre nós! Um ataque de mortos-vivos está iminente.
"Guerra Mundial Z" (Março), o bestseller internacional de Max Brooks, filho de Mel Brooks, em fase de adaptação ao cinema por Marc Forster, realizador de "Quantum of Solace"; "Orgulho e Preconceito e Zombies" (Maio), de Seth Grahame-Smith, a versão zombie do clássico de Jane Austen, que chegou ao 3º lugar na lista dos mais vendidos do New York Times; e "Floresta de Mãos e Dentes" (Junho) , livro de estreia de Carrie Ryan, uma revelação mundial; todos eles estão bem vivos e ameaçam contagiar os leitores portugueses.
Na linha da frente desta invasão zombie vai estar a Gailivro. De acordo com a tendência internacional, e cumprindo aquela que tem sido a estratégia editorial da Colecção 1001 Mundos, serão publicados os autores e as obras que marcam o momento. Os zombies vão entrar em cena, contaminando tudo e todos!

Sem comentários:
Enviar um comentário