19 março 2010

Cultura: Arte de vestir explicada no Museu do Oriente

A importância do traje na execução de uma arte cénica clássica, típica do Japão, é o tema da conferência “Arte Têxtil no Teatro Noh”, orientada pelo investigador japonês Akira Yamaguchi, que se realiza no dia 26 de Março, às 18h30, no Museu do Oriente.

As técnicas e desenhos utilizados na criação dos tecidos, a evolução do vestuário no Teatro Noh, os seus diferentes usos e as várias manifestações da estética japonesa são alguns dos assuntos abordados neste encontro, pelo director do Yamaguchi Noh Costume Research Center.

Organizado em colaboração com a Fundação Japão e a Embaixada do Japão, o colóquio integra o programa das comemorações oficiais dos 150 Anos do Tratado de Paz, Amizade e Comércio entre o Japão e Portugal e serve de apresentação aos espectáculos de Teatro Noh que se realizam, a 22 e 23 de Abril, no Museu do Oriente.

Com quase 600 anos de existência, o Teatro Noh combina elementos de dança, música e poesia, tendo vindo a aprimorar o princípio estético de yugen, um conceito muito influenciado pelo zen e que alude a uma beleza profunda e delicada, algo misteriosa, do universo presente também no sofrimento humano.

Tradicionalmente executado apenas por homens, o Teatro Noh tem no vestuário – designado Noh-Shouzoku – a visualização do espírito e da essência das personagens representadas. A vivacidade dos desenhos dos tecidos, elaborados através da técnica de nishiki – um tipo de brocado que combina seda com o washi, ou papel japonês coberto de ouro, prata ou laca – são os elementos que compõem a beleza do vestuário.

Akira Yamaguchi nasceu em Quioto, no seio da família de um dos mais importantes artesãos de nishiki. Após a conclusão da licenciatura, na Universidade de Ritsumeikan, em Quioto, iniciou a carreira de investigador sobre o vestuário utilizado no Teatro Noh.

Devido ao seu conhecimento sobre a produção artesanal da seda e dos pigmentos minerais e vegetais utilizados historicamente nestas peças, desenvolveu, em paralelo, um importante trabalho de restauro de tecidos e vestuário dos períodos Momoyama (1573-1603) e Edo (1603-1868).

A investigação levou-o, ainda, a percorrer o Japão para estudar as diferentes técnicas tradicionais de produção dos materiais utilizados na criação dos tecidos usados no vestuário do Noh. Do seu currículo consta, também, o comissariado de um sem número de exposições sobre a história, a conservação e o restauro do vestuário do Teatro Noh em países como Itália, Alemanha, França, Suíça, Dinamarca e Espanha.

Conferência
“Arte Têxtil no Teatro Noh”
26 de Março
Horário: 18h30
Público-alvo: Adultos
Entrada Livre

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