20 março 2010

Cinema: Museu do Oriente homenageia “O Imperador”

Kagemusha, O Trono de Sangue e Ran, os Senhores da Guerra são os filmes em destaque no ciclo dedicado ao imperador do cinema japonês, Akiro Kurosawa, que o Museu do Oriente promove no fim-de-semana de 27 e 28 de Março.

No mês em que se assinala o centenário do nascimento de um dos cineastas mais importantes do Japão, o Museu do Oriente sugere três obras emblemáticas do introdutor do género samurai no cinema, que destaca a honra como valor, acima de tudo.

No dia 27, às 16h00, é exibido Kagemusha, um drama épico sobre os conflitos feudais no Japão do século XVI, vencedor do grande prémio do Festival de Cannes, em 1980. O filme narra a história de Shingen, um poderoso senhor da guerra que, ferido de morte após uma batalha, ordena ao clã que procure um sósia para o substituir, a fim de manter a sua morte em segredo. No entanto, o “duplo” é um vulgar criminoso que tem de aprender a transformar-se num grande líder e a comandar um exército de 25 mil leais guerreiros samurai.

O Trono de Sangue, uma das mais aclamadas adaptações de Shakespeare ao cinema, que reconta a saga de Macbeth adaptada ao Japão feudal, é apresentado no dia 28, às 15h00. A feroz subida ao poder de um corajoso guerreiro e a sua desonrosa queda é o tema central desta obra que une uma das maiores tragédias de Shakespeare com os elementos formais do teatro Noh japonês, para criar um Macbeth muito próprio.

No mesmo dia, às 17h30, Ran, os Senhores da Guerra, vencedor do Óscar na categoria de melhor guarda-roupa e nomeado para o Óscar de melhor realizador, fotografia e direcção artística, mostra um fiel reflexo dos sentimentos humanos.

Situada no Japão do século XVI, a trama tem como protagonista o líder ancião Lord Hidetora, que anuncia a sua intenção de repartir as terras em partes iguais entre os três filhos. A decisão gera uma luta de poder entre os três, quando Hidetora é vítima das falsas adulações dos dois filhos mais velhos e desterra o mais novo quando este revela a verdade. A traição transtorna Hidetora e acaba por destruir a sua família e o seu reino.

As sessões têm um preço de dois euros e os filmes são exibidos na língua original, com legendas em português.

Sem comentários:

Enviar um comentário