Romance e marketing são muito parecidos! Quem o afirma é o Professor Fernando Nascimento, Ph.D. em Marketing, pela Columbia University, no seu mais recente livro ‘Platão Marketeer’. Uma empresa identifica, vende e tenta reter os clientes…num romance encontra-se a pessoa amada, tenta-se conquistá-la e manter uma relação para a vida.
Os principais conceitos do marketing têm correspondência quase perfeita na arte da sedução: o cliente é o objecto da paixão, a relação quer-se subtil e gradual e o processo de sedução é a conciliação de vontades, já que o cliente necessita de solucionar uma necessidade e o vendedor precisa de vender um produto. Quando se consegue esta harmonia o resultado é uma boa relação. A parte do viveram felizes para sempre corresponde aqui à fidelização do cliente.
Marketing e sedução exigem paciência, dedicação e uma análise atenta do real; apoiam-se em mitos que podem levar a erros e têm ambos elementos de técnica, mas na essência assentam no conceito de poiesis que falava Aristóteles quando se referia à arte.
No livro ‘Platão Marketeer’ é, ainda, explorado o plano de marketing e o marketing em áreas não tradicionais (stakeholders, holístico), bem como a responsabilidade social. De uma forma sintética, mas com conhecimento sobre as principais áreas da disciplina é feita a ponte com outros ramos do saber.
Simplicidade, abrangência, profundidade e paixão são denominadores comuns encontrados por quem já o leu, como Vera Pires Coelho, presidente da Edifer, ou António Horta Osório, administrador do Banco de Inglaterra. O marketing é sem dúvida uma realidade complexa, e como dizia Fernando Pessoa, cujas passagens estão bem presentes no livro, ‘Primeiro estranha-se…depois entranha-se!’
Sem comentários:
Enviar um comentário