29 outubro 2009

Automovel: 100 Anos Suzuki


A Suzuki, empresa global que continua a ver crescer a sua reputação, popularidade e sucesso, celebra o seu centenário este mês de Outubro. Recuando a 1909, Michio Suzuki fundou a Companhia de Teares Suzuki em Hamamatsu, no Sul do Japão e foi enquanto construía teares para fabricar tecido branco liso que se apercebeu que os tecelões suspiravam por um tear que lhes permitisse produzir tecidos com listas verticais e horizontais. Então, dedicou-se a desenvolver um tear exclusivo capaz de fabricar tecidos estampados a partir de fios tingidos. Esta inovação da Suzuki representou o começo de um foco permanente na criação de produtos que satisfaçam as necessidades das pessoas e compreendam as possibilidades de novos estilos de vida.


Olhando para o futuro, o plano da Suzuki concentra-se na forte redução das emissões poluentes e por isso mesmo apresentou já diversos protótipos com o sistema “Stop/Start” bem como um sistema de variação do tempo de abertura das válvulas no Salão de Genebra de 2009. Esta tecnologia reduzirá as emissões do Alto para as 95 gr/km e as do Splash para as 109 gr/km.


No futuro, novos desenvolvimentos incluem a eventual introdução da tecnologia da pilha de combustível (fuel cell) para os modelos médios e nesse sentido, a Suzuki testou recentemente um SX4 Fuel Cell Veichle (FCV) em estradas públicas no Japão.

No salão de Tóquio deste ano apresentou também um novo desenvolvimento, o Suzuki Swift Plug-In Hybrid. Pensado como um veículo citadino, o Swift incorporara tecnologia híbrida que concilia um motor térmico com um motor eléctrico cuja bateria é carregada por um gerador. Reflectindo a referida orientação citadina, o Swift Plug-In Hybrid foi desenhado para utilizar apenas a propulsão eléctrica nas curtas ligações citadinas.

Para celebrar os 100 anos de inovação, a Suzuki está a mostrar a sua história e a sua competência no desenvolvimento de produtos no Suzuki Plaza, um edifício de três andares com muita história localizado mesmo em frente à sede da marca no Japão. O Plaza possui 5424 metros quadrados de área e os visitantes podem caminhar através de dez décadas de evolução da empresa até aos dias de hoje.

Sem comentários:

Enviar um comentário