A colecção de livros de bolso da Bertrand Editora, 11/17, disponível desde Agosto de 2008 já tem mais de 60 títulos publicados, entre obras nacionais e estrangeiras.
Francisco José Viegas, Almeida Garrett, Fernando Pessoa e Camilo Castelo Branco, a par de Edgar Allan Poe, Dan Brown, Bill Bryson, Mario Puzo, Danielle Steel e Nora Roberts são alguns dos autores já publicados neste formato.
O Alquimista e Veronika Decide Morrer, do escritor brasileiro Paulo Coelho, foram dos últimos títulos a chegar ao mercado e apresentam uma novidade: contemplam sugestões de leitura e propostas de actividades (por Rita Sousa Lopes), especialmente elaboradas a pensar na comunidade escolar.
No caso do título Veronika Decide Morrer as Pistas de Leitura estão organizadas da seguinte forma:
Pré-textos: a génese da obra
Leituras do Texto: a temática (O Suicídio)
Leituras do Texto: histórias de aprendizagem
Aspectos Particulares (a Estrutura da Obra; a Ironia)
Apreciações Finais
No que diz respeito ao ponto Proposta de Actividades, é sugerido ao leitor que, por exemplo, reescreva a história da infância e da adolescência de Veronika na perspectiva da mãe ou que escolha os momentos mais significativos da sua vida, e, a partir deles, escreva a sua autobiografia.
Em ambos os casos, as edições incluem um apêndice didáctico com o objectivo de orientar e estimular a leitura dos mais jovens, embora o guião prático e completo destas edições seja também dirigido aos professores e educadores que desejem aprofundar a reflexão que a obra suscita acerca de temas como a liberdade, a identidade pessoal, ou a loucura.
Sem comentários:
Enviar um comentário