O Professor João Lourenço Fernandes, falecido em Janeiro de 2005, é a personalidade distinguida, com homenagem a título póstumo “Uma Vida”, pela APDSI - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação - em 2009. Este prémio reflecte todo o trabalho desenvolvido pelo professor ao longo da sua vida, assim como as importantes funções que desenvolveu, quer no Instituto Superior Técnico, quer em outras entidades.
Lourenço Fernandes foi presidente do Departamento de Engenharia Informática do IST, Universidade Técnica de Lisboa, tendo sido um dos seus fundadores em Outubro de 1998. Foi Professor Catedrático do DEEC/IST até 1998, e também director do INESC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores e do FUNDETEC. Esteve envolvido na criação do Taguspark, Parque da Ciência e Tecnologia, fazendo, desde o inicio, parte da administração. Foi director do Organismo Nacional de Informática (ONI), do Ministério do Trabalho e da Solidariedade, desde 1997, e também presidente do Conselho Directivo do IIES, desde a sua criação em 2001, no qual desempenhou um papel activo e decisivo na reestruturação, quer tecnológica quer de organização do Sistema de Segurança Social.
Para além da homenagem ao Professor Catedrático do IST, a APDSI distinguiu também Vasco Trigo, jornalista da RTP, com o prémio “Personalidade da Sociedade da Informação” do ano 2009. O galardão atribuído deve-se ao seu contributo para o desenvolvimento e divulgação da Sociedade da Informação e do Conhecimento no nosso país.
Sem comentários:
Enviar um comentário