22 setembro 2009

A Noite do Teu Aniversário de Lionel Shriver


Lionel Shriver é a autora do livro Temos de Falar Sobre o Kevin, uma obra premiada e bastante elogiada pela crítica nacional e estrangeira. Este A Noite do Teu Aniversário foi escrito com toda a subtileza, perspicácia e drama que fez do romance anterior um bestseller internacional.



A Noite do Teu Aniversário é um livro provocatório. É um livro cru, sem rodeios, honesto, objectivo, capaz de gerar discussões que podem durar noites inteiras. Mais do que um retrato detalhado de uma densa relação e das personalidades que o compõem, o novo romance de Shriver é sobre as escolhas que se fazem a cada momento, em cada dia, e sobre as respectivas consequências.


No livro, tudo depende de um beijo. Irina está indecisa se avança ou não. Se trai o marido, a quilómetros de distância naquela noite, ou não. Se ignora o poder daquele homem ou se deve deixar-se levar por ele. Se finge que está tudo bem com a sua relação ou se faz o que tem vontade naquele momento.

É assim que começa este livro. E é assim que termina, diga-se. Até lá, Lionel Shriver divide o livro em narrativas paralelas, alternando capítulos sobre o que acontece na vida da protagonista a partir do momento em que esta decide beijar Ramsey e, simultaneamente, ao decidir não o fazer.

Irina McGovern, ilustradora de livros infantis, vive confortavelmente com Lawrence Trainer, e todos os Verões almoçam com o jogador profissional de snooker Ramsey Acton, para celebrarem o aniversário deste. Certo ano, depois do divórcio de Ramsey e quando Lawrence, especialista em terrorismo, se encontra em Sarajevo, Irina e Ramsey jantam juntos, e depois de alguns cocktails e marijuana, Irina sente-se tentada a beijar Ramsey.


E agora? Trair ou não trair?

Ambas as opções parecem acertadas, ambos os homens têm algo que cativa o leitor, ambas as situações têm vantagens e desvantagens mas haverá uma resposta perfeita no que às questões de amor diz respeito?

Sem comentários:

Enviar um comentário