A Mercedes-Benz apresenta a primeira produção em série de um automóvel movido a células de combustível: o Classe B F-CELL. Este automóvel eléctrico apresenta uma performance superior aos motores a gasolina de 2,0 litros de cilindrada, sendo verdadeiramente adequado para uma condução no dia-a-dia.
Esta unidade propulsora, isenta de emissões, consome o equivalente a 3,3 l/100 km de combustível diesel, no ciclo NEDC. A produção limitada do Classe B F-CELL terá início no final de 2009, sendo as primeiras 200 unidades entregues, na Europa e nos EUA, no início do próximo ano.
O novo Classe B F-CELL dispõe de tudo aquilo que se espera de um Mercedes-Benz: elevado conforto e segurança, sem qualquer redução do espaço no habitáculo e da capacidade da mala. O motor eléctrico que equipa este veículo debita uma potência máxima de 136 cv, disponibilizando desde logo 290 Nm de binário e consumindo apenas 3,3 l/100 km de combustível diesel (NEDC).
Graças à sua autonomia de cerca de 400 km, o Classe B F-CELL assegura uma mobilidade com zero emissões de CO2, mesmo em longos trajectos.
Tal como nos modelos híbridos, este automóvel utiliza uma bateria de iões de lítio, com uma potência de 35 kW e uma capacidade de 1,4 kWh. A tecnologia de iões de lítio apresenta diversas vantagens relativamente às baterias convencionais, tais como dimensões compactas, elevada performance, eficiência de recarga e uma longa vida útil.
O Classe B F-CELL dispõe da construção tipo sandwich, bem conhecida do Classe A e igualmente patente no Classe B. A vantagem desta arquitectura de construção reside na possibilidade de instalação dos diversos componentes da motorização no solo do veículo, onde estão protegidos e ocupam relativamente pouco espaço, permitindo assim o aproveitamento do interior do automóvel.
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