O MUDE convidou a dupla de criadores Alves & Gonçalves para criarem uma performance/instalação que espelha o processo criativo em atelier dos primeiros croquis às peças finais, e o momento cénico do desfile, em que a construção da imagem é assumida na sua plenitude.
A performance decorre em dois locais específicos do Museu do Design e da Moda, no Piso 2 e na Rua Augusta, esta última que funcionará como um foyer do Museu, vai estar aberta a todo o público de Lisboa (sendo apenas necessário levantar os bilhetes na recepção do MUDE).
Quanto à instalação, resultante da performance, poderá ser vista no piso 2 do edifício do MUDE.
Trata-se de um novo espaço, aberto ao público, que passa a acolher um programa de instalações criativas e efémeras da autoria de diferentes designers e estilistas nacionais.
Com esta iniciativa, o MUDE quer envolver designers, artistas e estilistas no desenvolvimento de projectos específicos, impulsionando a criação contemporânea nacional.
Atelier
O Atelier Alves/Gonçalves é centro criativo nevrálgico no qual a dupla realiza experiências alquímicas, assemblage de matérias e conceitos dos quais resulta uma nova visão de formas, cromia ou estilo.
O seu Atelier é portanto um efervescente espaço colectivo de criatividade, no qual todos os intervenientes contribuem para a excelência do resultado final, através da sua participação em termos de know-how e destreza manual.
Desfile
No séc. XXI e pelas mãos da dupla Alves/Gonçalves, o desfile representa novos formatos de apresentação das suas colecções sazonais, que ultrapassa o mero desfilar de roupas em manequins e assume identidade enquanto universo cénico e performativo, reflexo do “momento criativo”.
Sem comentários:
Enviar um comentário