07 dezembro 2010

Motor: Novo Touran é mais económico

Em cada novo modelo lançado, a Volkswagen, o maior construtor europeu de automóveis, consegue reduzir substancialmente os níveis de consumos de combustível e de emissões de gases. O mais recente exemplo desta política de sustentabilidade é o novo Touran. Com efeito, o novo monovolume da Volkswagen é agora até 27% mais eficiente nos consumos, graças a novos motores de menor cilindrada, tecnologias inovadoras e perfeição aerodinâmica. O Touran 1.6 TDI com BlueMotion Technology consegue ficar abaixo da marca dos 5,0 l/100 km, o que sucede pela primeira vez. A partir de agora, o objectivo da Volkswagen passa a ser baixar da marca dos 4,6 l/100 km.

O Touran é o monovolume compacto mais bem sucedido de sempre da indústria automóvel alemã, com mais de 1,3 milhões de unidades vendidas até agora. Por tudo isto, este é o momento ideal para o lançamento de um novo Touran, que agora surge redesenhado e melhorado em diversos aspectos. O estilo exterior é marcado pelo renovado conceito de “ADN de design” da Volkswagen, com a frente e a traseira totalmente redesenhadas, uma nova silhueta e novas jantes. Na secção traseira, destacam-se as ópticas bipartidas e, na secção dianteira, os grupos ópticos surgem com um novo desenho, integrando (em opção) luzes bi-xénon e luzes diurnas com LED’s.

Em termos tecnológicos, os progressos do novo Touran passam pela adopção do sistema de luzes máximas contínuas (Dynamic Light Assist) e do novo dispositivo de assistência ao estacionamento Park Assist 2.0 que permite o parqueamento quase totalmente automático em paralelo e na diagonal.

Uma gama completa de seis novos motores a gasolina e Diesel, oferece o melhor caminho para alcançar a máxima economia de combustível e redução de emissões, anteriormente impensáveis num monovolume compacto de 7 lugares. O melhor exemplo desta realidade, está no Touran TDI com 105 cv, que apresenta um consumo, em ciclo combinado, de somente 4,6 litros por cada 100 km percorridos, e emissões de apenas 121 g de CO2/km. Tratam-se dos melhores valores absolutos para um monovolume de 7 lugares.

Igualmente em estreia no Touran é o inovador motor de acesso à gama. Trata-se do bloco a gasolina 1.2 TSI (turbo e injecção directa), com 105 CV de potência. Tal como nos TDI, o binário deste motor é bastante generoso, disponibilizando 175 Nm logo nos baixos regimes.

Esta motorização está disponível com BlueMotion Technology, que inclui o sistema Start&Stop e regeneração da bateria. Os valores do consumo e das emissões são de 5,9 l/100 km e 139 g CO2/km, respectivamente. Todos os motores da nova gama Touran são caracterizados por elevados níveis de eficiência. No total, estão disponíveis quatro motorizações: um a gasolina (TSI) e três Diesel (TDI), com potências entre 105 e 170 CV. Todos os propulsores respeitam a norma Euro-5 de controlo de poluição e possuem sobrealimentação e injecção directa, o que significa baixos níveis de emissões e de consumos, mas sempre com elevados valores de binário.

Os níveis de equipamento do novo monovolume compacto da Volkswagen, que, no seu interior, possibilita até 40 espaços de arrumação, foram amplamente melhorados. A versão base é agora designada Touran Trendline, substituindo a anterior Conceptline.

Contudo, o nível Trendline não tem nada de “básico” em termos de equipamento, pois a versão inclui itens como ar condicionado, rádio RCD 310 com função de MP3, vidros eléctricos dianteiros e traseiros, volante revestido a pele, inserções em “cromado escovado”, luzes de circulação diurna, barras de tejadilho em preto, seis airbags e ESP.

O Touran Confortline apresenta-se ainda mais atraente em equipamento, englobando de série sensores de luz e de chuva, retrovisor interior com anti-encandeamento automático, inserções cromadas em diversos comandos (luzes, vidros e ajuste dos retrovisores), vidros laterais com absorção de luz, bancos dianteiros anatómicos, mesas rebatíveis para a segunda fila de bancos, ar condicionado automático “Climatronic”, volante revestido a pele com comandos, jantes de liga leve de 16 polegadas, sensores de estacionamento traseiros e faróis de nevoeiro.

Mais exclusivo, o Touran Highline possui um equipamento extremamente completo e requintado, adicionando vários elementos ao nível Confortline: revestimentos em Alcântara, bancos dianteiros desportivos, indicador multifunções a cores, barras de tejadilho cromadas, rádio RCD 510 com leitor de 6 CD, alarme e espelhos retrovisores exteriores rebatíveis electricamente.

Existem também novos equipamentos disponíveis para o Touran, como o sistema de navegação RNS 315 com ecrã sensível ao toque, o tecto de abrir panorâmico, câmara traseira (de série com o sistema de navegação RNS 510) e o chassis adaptativo DCC.

Igualmente novidade na gama Touran é o sistema Light Assist, um dispositivo que regula automaticamente as luzes de máximos.

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