09 dezembro 2010

Cultura: Finalistas do Conservatório apresentam recital

A Escola de Dança do Conservatório Nacional apresenta o trabalho desenvolvido pelos alunos dos últimos anos, nas vertentes de dança clássica e dança contemporânea, no âmbito da disciplina Oficina Coreográfica, do 1º período, nos dias 15 e 16 de Dezembro, às 19h00.

Enquadrado na época natalícia, o recital apresenta uma parte mais clássica, com excertos do bailado “Quebra-Nozes”, de Tchaikovski, e uma vertente contemporânea, com a apresentação da peça do coreógrafo André Mesquita, “In the middle of my heart there was a small white spot. I don’t know what it’s supposed to mean”.

Esta é a única escola pública do país, tutelada pelo Ministério da Educação, cujo objectivo é a formação de bailarinos profissionais. Trata-se de uma escola artística vocacional de ensino integrado, de referência no país, e que tem como objectivo a formação de bailarinos profissionais nas áreas da dança clássica e dança contemporânea, actualmente frequentada por 190 alunos.

Parte integrante da formação em dança é a experiência em palco que acontece, anualmente, através das apresentações públicas nas Oficinas Coreográficas e no Espectáculo Final de cada ano lectivo.

A Escola de Dança do Conservatório Nacional tem vindo a abraçar desafios cada vez maiores e a assumir compromissos sempre mais ambiciosos. Resultado desse esforço é o reconhecimento internacional que a escola tem vindo a ganhar através da participação em festivais e concursos, de renome mundial, em que os alunos participantes têm sido distinguidos: Prix de Lausanne (Lausanne, Suiça), TanzOlymp (Berlim, Alemanha), Youth American Grand Prix (Nova Iorque, EUA), Concurso Internacional de Moscovo (Rússia), IBC (Jackson Mississipi, EUA) e Beijing Invitational for Dance Schools (Pequim, China).

Sem comentários:

Enviar um comentário