A Mazda Motor Corporation apresenta hoje aquela que é a nova filosofia de design da Mazda. Denomina-se ‘KODO – A Alma do Movimento’ e surge em conjunto com o protótipo Mazda SHINARI, que traduz a expressão mais pura desta nova temática.
Desde o lançamento do seu primeiro automóvel de passageiros, o Mazda R360 Coupé, há exactamente 50 anos, a Mazda passou muitos anos a explorar o conceito do ‘movimento’, propondo aos seus clientes um conjunto de propostas de design que são, em simultâneo, visualmente atractivas e que oferecem uma excelente experiência de condução. Particularizando, desde o lançamento da assinatura de marca ‘Zoom-Zoom’, a Mazda tem perseguido esse conceito de movimento mais atlético e desportivo, adoptando um design dinâmico em todos os seus modelos, desde o Mazda6, ao RX-8 e ao Mazda2. Nos últimos anos, este design baseado no movimento tem vindo a desenvolver-se, passando a incorporar a temática de ‘movimento inspirado na natureza’, que se traduziu na série de protótipos Mazda NAGARE e no novo Mazda5.
Em resultado destas iniciativas, desde o lançamento do Mazda6 original em 2002, o design da Mazda tem vindo a obter um elevado reconhecimento, vendo-se premiado com um total de 30 prémios a nível mundial, só em termos de design.
Ikuo Maeda, o responsável pela Divisão do Design Mazda, explica assim esta nova temática de design: “No nosso objectivo de fazer evoluir a expressão de movimento, o Design Mazda focou-se em força, beleza e tensão, três aspectos essenciais inerentes ao movimento instantâneo dos animais. Este movimento é tão repleto de vitalidade que mexe com as emoções de quem o observa. Chamámos-lhe ‘KODO – A Alma do Movimento’ e o nosso objectivo é de reflectir esse movimento pleno de vitalidade e velocidade como base do design dos próximos modelos da Mazda.”
Maeda refere ainda que “os quatro Centros de Design da Mazda, do Japão (em Hiroshima e Yokohama), Europa (em Frankfurt, na Alemanha), e América do Norte (no estado californiano de Irvine) estão a combinar esforços para, em conjunto, perseguirem o desafio de ultrapassar o actual conceito de expressão do movimento no design automóvel e incorporá-lo nos nossos futuros produtos.”
O Mazda SHINARI
O Mazda SHINARI é um coupé desportivo de quatro portas e quatro lugares e, na sua essência, é a expressão mais pura da nova filosofia de design Mazda, denominada ‘KODO – A Alma do Movimento’. O Mazda SHINARI integra vários novos elementos de design que serão levados até à produção e que representam a primeira iniciativa do Design Mazda para exprimir o ‘KODO – A Alma do Movimento’.
A expressão japonesa “shinari” descreve a potente mas, simultaneamente flexível aparência das forças que se desenvolvem quando materiais de elevada resistência, como o aço ou o bambu, são torcidos ou dobrados. Também se refere à aparência de uma pessoa ou animal quando a sua flexibilidade transforma o seu corpo de modo a gerar um movimento rápido e são estas imagens que servem de base ao nome deste ‘concept-car’.
Com uma imagem de força que emana de todos os painéis e componentes, o Mazda SHINARI parece estar pronto a saltar a qualquer momento. A sua forma incorpora a expressão de uma forte espinha dorsal que se prolonga ao longo da carroçaria, a súbita libertação de energia acumulada e a interligação de movimentos flexíveis e agradáveis à vista. Os distintos guarda-lamas da frente representam a evolução dinâmica das proeminentes peças semelhantes introduzidas no RX-8. Eles realçam o movimento dinâmico expresso no perfil da carroçaria, num estilo simultaneamente desportivo e elegante. Isto em conjunto com a escultura tridimensional da grelha da frente, com um design que destaca orgulhosamente a linhagem Mazda. Uma potente linha de movimento originária na grelha prolonga-se ao longo do capot, guarda-lamas, módulos das luzes da frente e pára-choques. Finalmente, uma barra flutuante em alumínio, que interliga a grelha com os faróis da frente, dá um maior destaque a uma expressão tridimensional de velocidade.
Para o seu interior, a área do Design Mazda criou ‘a excelência de um espaço atlético’, que se centrou na ligação entre a ergonomia com as funções mecânicas básicas. Desenhou um espaço optimizado quer para o condutor, num ‘cockpit’ que lhe permite focar-se na condução, quer para os passageiros, criando um ambiente de elevada sensação de espaço. Neste modelo, a Mazda propõe um leque de novas ideias em termos do design do Interface Homem-Máquina, que permite ao condutor escolher um de três modos – ‘Negócios’, ‘Prazer’ e ‘Desportivo’ – que lhe asseguram uma condução de acordo com as condições do momento.
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