23 setembro 2010

Cultura: Noite dos Investigadores 10

Edição de 2009 contou com mais de cinco mil visitantes entre alunos do primeiro ciclo ao secundário e público em geral.

Após o sucesso alcançado em 2009, a cidade de Olhão, mais concretamente, o Ria Shopping , volta a ser escolhido para receber a Noite dos Investigadores - uma iniciativa da

União Europeia que decorre em simultâneo em várias cidades dos Estados Membros – no dia 24 de Setembro, entre as 10h e as 23h. Os responsáveis do Ria Shopping esperam ultrapassar o número de visitantes da edição anterior – mais de cinco mil entre alunos do primeiro ciclo ao secundário e público em geral.

Neste dia de ciência e investigação aberta à comunidade “decorrerão actividades dirigidas a um público de todas as idades, interesses, níveis sociais e de conhecimento científico. O programa nocturno contempla peças de teatro e o concerto”, afirma Sandra Godinho, do Departamento de Marketing do Ria Shopping. O grande objectivo ”é transformar este local num espaço de proximidade entre o público e os cientistas”, sublinha.

O evento conta com as presenças do Zoomarine; Águas do Algarve; Algar; CCDR Algarve; Centro de Ciências do Mar da Ualg; delegações do Centro de Ciência Viva de Faro e de Tavira, Projecto Formula Student do Instituto Superior Técnico; Sporting Clube Olhanense; Instituto Português da Juventude e Grupo de Neurociências Cognitivas da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Ual, entre outros.

A realização da Noite dos Investigadores no Algarve resulta de uma parceria da Universidade do Algarve com a Natura Algarve e conta com o apoio do Ria Shopping e da Câmara Municipal de Olhão.

Noite dos Investigadores
Todos os anos, na quarta sexta-feira de Setembro, são organizadas «noites dos investigadores» por toda a Europa. O objectivo é ultrapassar alguns preconceitos sobre a ciência e aproximar um pouco mais o público do mundo da investigação.

Pretende-se, assim, possibilitar o encontro com investigadores num ambiente agradável para passar uma mensagem séria: a profissão de investigador é fundamental para a sociedade.

O programa Marie Curie ajuda a financiar noites dos investigadores em toda a Europa. A iniciativa popularizou-se rapidamente: em 2007, foram organizados eventos em mais de 150 localidades de 28 países europeus, que contaram com a participação de mais de 220 000 pessoas.

Sem comentários:

Enviar um comentário