08 setembro 2010

Cultura: Exposição NEW MIRROR ILLUSTRATION no MUUDA

NEW MIRROR ILLUSTRATION, seis artistas, diversas linguagens, formas e tendências que abrem novos caminhos de reflexão sobre a Ilustração.

O título revela reflexos no modo de atuar da ilustração que muito diferem entre técnicas e estilos apresentados e que vão do manuseamento do papel de Rithika Merchant, à ilustração aplicada ao video de Mónica Santos, passando pela escultura através da cerâmica de Maria Bicas Pereira, as caixas de luz de Xavier Almeida que exploram o desenho e a sombra, a foto-montagem de Luís Dourado que funde imagens iconográficas e a pintura mural em que Rosa Baptista assume o lado efémero da Ilustração.

A Ilustração tem como ponto de partida o desenvolvimento de peças visuais de carater artístico desenvolvidas para decorar textos e para clarificar conceitos ou objetos que transcendem a expressão pela palavra. Nos anos 90, a ilustração confronta-se com a evolução da tecnologia vindo a enveredar por novos caminhos no âmbito das áreas digitais.

Atualmente, as Artes Visuais conquistam terreno e retomam processos manuais que podem ou não fundir-se
com os digitais. Assiste-se, assim, à concepção de peças com conteúdo inteletual e formal de grande relevância que ultrapassam o espectro da sua função tradicional e tornam cada vez mais ténue e imperceptível a fronteira entre as Artes Visuais e as Artes Plásticas.

Com esta exposição, e através das peças dos artistas que a agência representa, a WHO galeria pretende
mostrar outros tipos suporte e abordagens alternativas da Ilustração.

NEW MIRROR ILLUSTRATION esteve patente na WHO galeria, de 7 de maio a 28 de agosto, sendo uma das exposições mais apreciadas, no decorrer do ciclo de exposições apresentadas pela WHO, por refletir olhares diferentes sobre o modo de atuar na ilustração.

Sem comentários:

Enviar um comentário