12 agosto 2010

Cultura: Arte Pública regressa à Volta do Duche

A Câmara Municipal de Sintra apresenta, pelo sétimo ano consecutivo, a maior exposição de escultura ao ar livre, “Sintra Arte Pública VII”, organizada em parceria com Centro Internacional de Escultura.

Esta edição tem como tema “Princípios Humanos”, e conta com a participação de 16 escultores. A exposição está patente na Volta do Duche, e é já aquela que tem tido, ao longo das várias edições, um maior número de visitantes em Portugal.

Cada peça será a representação de um dos múltiplos aspectos ligados à temática dos “Princípios Humanos”, que vai desde o início da existência, às problemáticas relacionadas com a ética, a moral ou a condição humana. Cada obra é, no fundo, uma reflexão sobre cada um de nós, sobre a nossa vivência e o que a ela está subjacente.

Na exposição de escultura ao ar livre “Sintra Arte Pública VII” participam os escultores Arlindo Arez, António Caramelo, Abílio Febra, Beatriz Cunha, Carlos Bajouca, Carlos Madeira, Evaldo Borges, Emmanuel Bernstone, José Plácido, Lívio de Morais, Lolo, Maria José Letras, Manuel Pinto, Moisés Preto Paulo, Nicolau Campos e Rogério Timóteo.

Com a sua sensibilidade e sentido estético característicos, os escultores exploram as possibilidades que a matéria-prima – a pedra – lhes permite realizar como veículo artístico, executando com grande autenticidade e criatividade um trabalho que exige grande investigação e inovação. Os resultados podem ser comprovados pela grande qualidade estética e plástica das obras até agora apresentadas nesta exposição.

“Sintra Arte Pública VII” pretende valorizar o património estético do concelho, em perfeita harmonia com a envolvente paisagística e humana, tornando o espaço público num espaço de comunicação viva onde a partilha de emoções fomenta e desenvolve novas formas de sentir, ver e assimilar a relação entre artistas e a população.

Sem comentários:

Enviar um comentário