02 março 2011

Gastronomia: Esporão lança primeiros vinhos do Douro e um novo olhar sobre a região

O Esporão apresenta ao mercado os vinhos da Quinta dos Murças, Reserva 2008, Assobio 2009 e Tawny 10 anos, marcando o início de um projecto onde pretende contribuir para a realização do enorme potencial daquela região vitivinícola. Todos os vinhos têm origem na Quinta dos Murças, propriedade emblemática com 156 hectares situada perto da aldeia de Covelinhas, no coração da região vitivinícola, com 60 hectares de vinha e propriedade da empresa desde 2008.

Para João Roquette, Administrador Delegado do Grupo Esporão, “apesar de ser a região demarcada mais antiga do mundo, o Douro tem ainda um enorme potencial de crescimento e espaço para inovação”. Sobre a abordagem diferenciadora que dita a entrada do Esporão na região, João Roquette salienta que “todas as fases deste projecto foram pensadas e trabalhadas para que a nossa chegada a esta magnífica região contribua com algo de verdadeiramente novo e relevante. Acredito que os primeiros vinhos que agora apresentamos são o reflexo dessa vontade”. 

Uma visão inovadora sobre o Douro
Em praticamente todas as áreas deste projecto foram formuladas e implementadas soluções inovadoras: O método de plantação e maneio das vinhas permitirá a não utilização de herbicidas, o projecto de paisagismo em curso ajudar a controlar de forma natural eventuais pragas, à utilização da água das minas será utilizada para o controlo da temperatura das áreas de stockagem na adega, o perfil enológico dos vinhos recorrendo à utilização de diferentes tipo de barricas incluindo de carvalho Português, rolhas certificadas FSC e, finalmente, a estratégia de marketing e lançamento dos vinhos que culminou na realização de dois filmes documentais sobre a região, o vinho e a Quinta dos Murças.  
O documentário Alto Relevo estará disponível no site www.assobio.pt.

Sem comentários:

Enviar um comentário