11 outubro 2010

Música: Hipnótica lançam novo album

Depois de 3 anos sem editar os Hipnótica regressam com “Twelve-Wired Bird of Paradise” um álbum surpreendente, repleto de melodias cativantes e com uma sonoridade que agrega inúmeras referências de uma forma única e refrescante.

“Twelve-Wired Bird of Paradise”, o sexto álbum dos Hipnótica inclui 10 temas inéditos e pode ser encontrado a partir do dia 18 de Outubro nas lojas de todo o país.

São 10 canções que exaltam a música pop e seus “arredores”. Canções em que as melodias e harmonias vocais assumem o protagonismo e onde ambientes acústicos trazidos da folk são contaminados por batidas de pista de dança. Canções em que se sente na pele as descargas subtis vindas da electricidade das guitarras, onde se ouve o ecoar interminável do piano e a vibração colorida dos sintetizadores analógicos. Canções em que tudo isto faz sentido, plenas de luminosidade, como antídoto contra tempos cinzentos.

Para experimentar novas abordagens no processo criativo os Hipnótica abandonaram o seu local habitual de ensaios em Alcântara e refugiaram-se durante vários dias numa casa no campo, levando na bagagem novos instrumentos, ipods, dvds de música, e uma enorme vontade de explorar novos caminhos musicais. A luz radiante dos dias, os sons da fauna circundante, a calma, a brisa nocturna, o acordar e dormir rodeados de música e a libertação, ainda que momentânea, da vivência urbana, foram as condições ideais para que germinasse uma enorme transformação na sonoridade da banda.

Ao longo dos meses em que a banda trabalhou no álbum acabariam por regressar por diversas vezes ao local de “origem”. Perto do final juntou-se à banda o produtor Wolfgang Schloegl (Sofa Surfers) para 15 dias de sessões contínuas em que a química entre banda e produtor (este é o 3º álbum dos Hipnótica produzido pelo austríaco) voltou a funcionar em pleno, dando forma final às canções que compõem “Twelve-Wired Bird of Paradise”.

Editado com o apoio da GDA o disco foi gravado nos estúdios Namouche em Lisboa, produzido e misturado por Wolfgang Schloegl na Wolf Schack em Viena e masterizado por Andy Vandette na Masterdisk em Nova Iorque.

João Branco Kyron (voz, sintetizadores, programações e percussão), Bernard Sushi (vozes, guitarra acústica, guitarra eléctrica, piano e sintetizadores), JP Daniel (guitarra acústica, guitarra eléctrica e wkelele), Sergue (baixo e sintetizadores) e António Watts (percussão, bateria e steel drums) compõem a formação actual de uma banda que se prepara para comemorar 17 anos de ‘vida’.

O tema ‘Black Glove’ já toca na rádio. A apresentação ao público acontece nos dias 22 e 23 de Outubro, no Plano B, no Porto e no Maxime, em Lisboa. Os bilhetes para os concertos custam 8 euros e podem comprados no dia, nas salas.

Clássicos como ‘She is afraid’, ‘Nico’ e ‘I’ve met Joe Luke somewhere in the middle of nowhere’ e a apresentação inédita de novas canções como ‘Black Glove’, ‘Playground’ e ‘High Grass’ são razões mais que suficientes para não faltar a estes concertos que contam com a presença do produtor que vai prolongar a noite com um dj set de I-Wolf.

Sem comentários:

Enviar um comentário