23 outubro 2010

Entretenimento: Documentários Nacionais na RTP2

Cinco documentários sobre vidas e modos de vida portugueses que o cinema e a televisão raramente abordam: as comunidades evangélicas, o bas-fond do pugilismo nacional; a cegueira; as doenças mentais; um outro estilo de padre católico.

O documentário nacional mostra a sua vitalidade através de olhares sobre pessoas e realidades ocultas na nossa sociedade.

GRAÇAS A DEUS - Dia 25 de Outubro às 21h00
Em Algés, às portas de Lisboa, uma simples rua concentra cinco templos religiosos. Postas assim as coisas, poder-se-ia pensar que se tratariam de fés diversas com frequentadores diferentes entre si. Não. Todas estas igrejas são evangélicas e todas apelam ao mesmo público: imigrantes brasileiros, muitos deles pobres, alguns ilegais, a maioria com pouca educação. Em toda a Grande Lisboa e Porto o fenómeno repete-se aos Domingos de manhã e de tarde: portas esconsas abrem-se para receber mais de cinquenta mil brasileiros que celebram uma fé que pouco tem a ver com a tradição portuguesa e menos ainda com a religião como é habitualmente entendida.
O fenómeno evangélico, pouco estudado em Portugal, está a alastrar rapidamente e ninguém dá cont a disso. Para se ter uma noção de escala, convém ter em conta que há 5.000 judeus em Portugal ou que o último Censo apontou para menos de 40.000 Testemunhas de Jeová. É portanto um acontecimento digno de nota, mas que passa totalmente ignorado nos media. É essa lacuna que este documentário vai resolver ao visitar os templos, dar espaço aos pastores e aos fiéis, filmar celebrações e perceber a dimensão ética, religiosa e financeira deste facto.

DOCUMENTO BOXE – Dia 26 de Outubro às 21h00
Cinco situações que influenciam directamente a carreira do pugilista profissional Jorge Pina. Conhecemos Mário um pugilista amador, Casteli o presidente da associação de boxe, Vítor o treinador, o próprio Jorge Pina e Magalhães o “manager”. A preparação nos balneários, as pesagens dos atletas, o convívio, os treinos, os ginásios e todos os elementos que rodeiam um combate pouco honesto.

COMBATE ÀS ESCURAS – Dia 27 de Outubro às 21h00
Jorge Pina, pugilista profissional, deixou de poder combater. A sua “arte” destruiu-lhe a visão e, apesar de várias operações cirúrgicas, ou por causa delas, apenas consegue ver 10 por cento de um dos olhos. Pina, o protagonista de “Documento Boxe” (2005), combina tragédia com persistência. Enquanto o vemos nas aulas de bra ille e no seu esforço diário para se adaptar à sua nova condição, interiormente prepara-se para um novo desafio. Recusando o estatuto de “inválido”, ele ressurge na cena desportiva como um atleta invisual.

QUEM MORA NA MINHA CABEÇA – Dia 28 de Outubro às 21h00
Treze idosos com doenças cognitivas frequentam o Hospital Psicogeriátrico de Dia do antigo hospital Júlio de Matos. Nas consultas, o psiquiatra avalia e faz o diagnóstico de cada paciente. O tratamento é baseado em práticas psicoterapêuticas que permitem intervenção na personalidade, desenvolvendo as capacidades preservadas, estimulando a autonomia e reabilitando a identidade.

PADRE MOTARD - Dia 29 de Outubro às 21h00
PADRE MOTARD é um documentário que mergulha na vida de um homem muito singular. O padre José Fernando tem uma paixão aparentemente incompatível com a sua opção de vida. Ou talvez não.
O gosto pelas motas, o prazer da liberdade no contacto próximo com a estrada e o convívio com a comunidade motard vem de trás na vida do padre José Fernando. Mas foi o cancro que o levou a assumir mais radicalmente a sua condição de motard. Condição que não só não o afastou da Igreja como trouxe à Igreja muitos motards. A vida do padre José Fernando desafia estereótipos e faz com que tenha, hoje, um estatuto muito especial junto de uma comunidade muitas vezes conotada com um tipo de comportamento... pouco convencional.

Sem comentários:

Enviar um comentário