18h00 – FALAESCREVEACERTAGANHA
O concurso juvenil FALAESCREVEACERTAGANHA vai ter agora uma 2ª edição e estreia a 4 de Outubro nos 3 canais da RTP, sempre de 2ª a 6ª feira. Na RTP2 estreia às 18h00. Na RTPInternacional será às 6h30 de 2ª a 6ª feira (com repetição às 9h00), (RTPInternacional América às 15h00) e na RTPÁfrica será às 17h00. O FALAESCREVEACERTAGANHA é um concurso sobre a língua Portuguesa, um concurso de palavras, de leitura, do prazer de ouvir e falar em português.Apresentado por Pedro Castro, o mais maçador, irritante e antipático apresentador que alguma vez apareceu a preto e branco no tempo da televisão a cores.
O FALAESCREVEACERTAGANHA mantém o site para acompanhamento do concurso: www.rtp.pt/falaescreveacertaganha
19h30 - REPÚBLICA DAS PERGUNTAS
A série infantil que celebra o centenário da República.
República das Perguntas é uma série criada para contar aos meninos dos 8 aos 12 anos como se implantou a República em Portugal e como se vivia há 100 anos.
O primeiro episódio, a exib ir no dia 4 de Outubro, explica o que é uma monarquia e “como se fica Rei “. E o segundo episódio, a exibir no dia 5 de Outubro, explica o que é uma república e “como se fica Presidente”.
A partir do terceiro episódio vamos mostrar às meninas e aos meninos de hoje como, há 100 anos, se mandavam SMS, a que se brincava, como se escovavam os dentes, como eram os hospitais, a escola, o cinema, as roupas, as festas de família e de amigos e muitos outros assuntos da vida quotidiana.
Rogério Ceitil, realizador de séries de culto como “Duarte e Companhia”, regressa com República das Perguntas à realização. Pedro Cavaleiro Ferreira escreveu os 30 guiões desta história. Marta Lapa e Rui Mendes são dois dos actores que entram nesta série.
20h15 – HANK
A vida de Hank Pryor como CEO na cidade de Nova York.
A lenda de Wall Street, Hank Pryor e a sua mulher Tilly foram viver para Nova York uma vida de riqueza. Isto, até Hank ter sido obrigado a deixar o seu cargo de CEO e mudar-se novamente para a pequena cidade de River Bend
21h45 - DESAFIO VERDE Diário
De segunda a sexta dedicamos cinco minutos ao ambiente. Vamos diagnosticar os problemas ambientais das famílias portuguesas e revelar receitas para as ajudar a preservar e a poupar. Para além de partilhar dicas e sugestões, vamos quebrar mitos, lançar passatempos e nomear o fã mais participativo da nossa página do facebook, que será eleito eco-herói. Acompanhe-nos no pequeno ecrã, mas também na rede social e torne-se ecologicamente responsável. Aceite o nosso Desafio Diário.
Uma produção Videomedia para a RTP2 com o patrocínio da Fundação EDP.
22h45 - A REPÚBLICA
A revolução de 4 e 5 de Outubro de 1910 pôs termo a uma monarquia com oito séculos de História e deu início a um novo e polémico regime. Mas quantos de nós saberão ao certo o que aconteceu nesses dois dias que mudaram Portugal? A 4 e 5 de Outubro de 2010, não perca um docudrama duplo que reconstitui, a par e passo, a vertiginosa sequência de acontecimentos que conduziu à implantação da República.
A REPÚBLICA - “4 de Outubro – O último dia do Rei” (1º Episódio)
Nas Necessidades, D. Manuel II joga bridge com alguns oficiai s. Subitamente, ouve-se um disparo de canhão. O jogo pára. O Rei e os oficiais entreolham-se. Segue-se novo disparo, mais próximo. E outro, ainda mais próximo. As vidraças estremecem. D. Manuel corre para o telefone, mas as linhas foram cortadas. Os disparos continuam, cada vez mais violentos. Chega uma mensagem do Presidente do Conselho: é urgente que o Rei fuja para Mafra ou Sintra. A revolução está a começar. Como chegámos aqui? Como acaba um rei encurralado no seu palácio?
A REPÚBLICA - “5 de Outubro – O súbito desenlace” (2º episódio)
No Rossio, as tropas monárquicas discutem. Para onde avançar e que fazer, quando uns são simpatizantes da república e outros temem cair em desgraça, se combaterem pela Coroa e a república sair vitoriosa? Entre os republicanos, a notícia do suicídio de Cândido dos Reis tem sabor a um terrível prenúncio. No Avenida Palace, um homem conversa com estrangeiros: diz que chegou anteontem e é o novo representante alemão em Lisboa. Que importância tem este homem? E que vai suceder, afinal, na Avenida da Liberdade, entre as tropas monárquicas aquarteladas no Rossio e as republicanas na Rotunda? Os especialistas fazem o ponto da situação na madrugada de 5 de Outubro.
Sem comentários:
Enviar um comentário