O Museu do Oriente (MdO) celebra o Outono com renovadas propostas culturais, entre elas, novos cursos e conferências, vários espectáculos, propostas para miúdos e graúdos e uma série de novas exposições temporárias, com especial destaque para a mostra Encomendas Namban. Os Portugueses no Japão da Idade Moderna.
Única a requerer uma reformulação do espaço de exposições permanentes do MdO, Encomendas Namban. Os Portugueses no Japão da Idade Moderna reúne um conjunto de cerca de 60 peças de arte Namban, entre mobiliário, têxteis, armaria e pintura. A compor a lista de novas exposições temporárias estão, entre outras, uma mostra de joalharia contemporânea e a exposição Artes do Japão e de Portugal, Intercâmbio Cultural Oriente – Ocidente, que integra 300 obras de arte, oriundas destes países.
Neste trimestre, o MdO abre as suas portas e marca viagem até Madrid, cidade onde dá a conhecer a mostra Máscaras da Ásia, que se faz acompanhar por apontamentos que revelam os pormenores dos projectos arquitectónico e museológico do Museu, além fronteiras.
O Museu é invadido pelos sons do Oriente, trazidos a Lisboa por vários artistas. O mestre indiano Debashish Bhattacharya, nomeado em 2009 para um Grammy em Traditional World Music, apresenta a magia da guitarra slide; o português Pedro Carneiro interpreta um vasto repertório ao som da marimba; já o jovem japonês HITT recria em palco um espectáculo de puro rock entertainment.
A receber o Outono, está em destaque a Escrita Criativa com os ateliês A minha viagem ao Oriente e A minha experiência no Oriente, com início em Outubro. A temporada de cursos e conferências é, também, marcada por várias formações sobre a China como, por exemplo, um curso sobre a História deste país.
Já o Serviço Educativo prepara uma série de surpresas para miúdos – com destaque para as oficinas destinadas a animar as Férias de Natal, que acontecem entre 20 a 29 de Dezembro – e para graúdos – com os workshops de Dança Para Para, gastronomia nepalesa ou de cozinha tibetana.
O Museu do Oriente está aberto entre as 10h00 e as 18h00, sendo que à sexta-feira, o horário se prolonga até às 22h00, com entrada gratuita a partir das 18h00. Encerra à segunda-feira.
Sem comentários:
Enviar um comentário