07 abril 2010

Livro: Hipertensão Arterial

A Lidel - Edições Técnicas apresenta o seu mais recente livro “Hipertensão Arterial – O que Todos Precisamos de Saber”, onde conceituados especialistas em HTA respondem às perguntas mais frequentes colocadas pelos seus doentes. A coordenação está a cargo de José Pinto Carmona, Jorge Polónia e Luís Martins e conta com o apoio científico da Sociedade Portuguesa de Hipertensão.

A HTA, habitualmente, não dá queixas. Essa é uma das razões por que muitos doentes não sabem que são hipertensos ou, quando sabem, não mantêm o tratamento que lhes foi recomendado. E assim, a tensão alta vai danificando, em silêncio, os vasos do cérebro, do coração, dos rins.

Para a Organização Mundial de Saúde a HTA é responsável por 62% de todos os acidentes vasculares cerebrais, ainda a principal causa de morte em Portugal e de 49% dos acidentes coronários agudos. Sabemos hoje que quase metade dos portugueses desconhece se é hipertenso, que só 40% dos hipertensos está sob tratamento e que, destes, só 11% tem a pressão arterial controlada.

Escrito de forma simples, este livro é de leitura obrigatória para toda a população adulta e pretende esclarecer e alertar para as múltiplas facetas da HTA, contribuindo para a prevenção, detecção e controlo ao longo da vida.

Neste livro, entre muitas outras questões, os leitores encontram resposta para: “O que é a hipertensão de bata branca?”, “O que pode causar a tensão alta?”, “Quais são os valores normais da tensão arterial?”, “Quais são as queixas dos doentes hipertensos?”, “Como é que se pode medir a tensão arterial?”, “ O que se pode fazer para evitar a tensão alta, sem ter que tomar medicamentos?”, “O meu marido tem as tensões altas e toma medicamentos. Hoje fui medir a tensão arterial à farmácia e esta estava muito alta. Será que posso tomar os mesmos medicamentos dele?”.

Sem comentários:

Enviar um comentário