07 abril 2010

Ambiente: Zoo de Lagos com nascimento raro de Pelicano Cinzento

O Parque Zoológico de Lagos assistiu há duas semanas ao nascimento do seu mais novo morador, um pequeno pelicano cinzento africano que, embora não seja uma espécie potencialmente ameaçada, a escassez do sucesso reprodutivo em cativeiro faz deste acontecimento algo a valorizar.

Nascida em Março, a cria é o novo membro da família de pelicanos rufescens residentes no parque, juntando-se assim aos dois casais e à cria de um ano que nasceu também no Zoo de Lagos. A reprodução desta espécie em cativeiro proporciona sempre momentos de felicidade aos tratadores e restante equipa do Zoo.

Além de ainda existirem poucos estudos acerca dos hábitos reprodutivos da espécie e do tipo de alimento (tamanho de peixe) fornecido às crias pelos progenitores, o ISIS – Internacional Species Information, realizou um estudo no ano 2009, em 50 Zoológicos detentores desta espécie, onde registou apenas três reproduções com sucesso, sendo dois nos Estados Unidos e um na República Checa.

O Zoo de Lagos atribui o sucesso da reprodução desta espécie às condições de bem-estar e recriação dos habitats naturais, havendo a possibilidade dos progenitores terem desenvolvido comportamento piscatórios dentro do parque. Durante o período de alimentação da cria, os progenitores foram avistados, frequentemente, a pescarem no lago do Zoo gambuzia (Gambusia punctata), um peixe de pequenas dimensões, muito apreciado por pelicanos, principalmente por possibilitarem um fácil processo de regurgitação aquando da alimentação das crias.

Espécie originária da África tropical e subtropical, nomeadamente, Senegal, Etiópia, Natal, Madagáscar e Arábia, os Pelicanos selvagens deleitam-se normalmente em barragens, rios e pequenas lagoas sazonais de água doce, consumindo diariamente cerca de 900 a 1200 gramas de peixe. Têm um comprimento que pode variar entre os 125 a 132 cm e uma longevidade aproximadamente de 12 anos.

Quanto aos hábitos de reprodução, os Pelicanos do Zoo de Lagos têm os mesmos hábitos que seus familiares selvagens. Os pares são monógamos apenas em cada estação, sendo independentes fora da época reprodutiva. A maturidade sexual é atingida normalmente aos 3-4 anos de idade, reproduzem-se em colónias e fazem o ninho em árvore onde normalmente colocam dois ovos que têm um período de incubação de 30 dias.

Inaugurado em Novembro de 2000, o Parque Zoológico de Lagos conta com 140 espécies de animais e 200 espécies botânicas dos cinco continentes, num espaço de comunhão com a natureza.

Sem comentários:

Enviar um comentário