23 abril 2010

Ambiente: Hipopótamo-pigmeu e Chimpanzé nascem no Zoo de Lisboa

O Jardim Zoológico acaba de ser brindado com mais duas novas crias neste início de Primavera. O nascimento de uma cria de Hipopótamo-pigmeu em Fevereiro e outra de Chimpanzé em Março reforçam o papel do parque na conservação das espécies e comprovam que tem um dos índices de reprodução mais elevados da Europa.

Nascida com sucesso a 20 de Fevereiro de 2010, a cria de Hipopótamo-pigmeu é do sexo feminino e chama-se Estrela. É filha de Tana (mãe) e Pipo (pai), ambos com 18 anos e os únicos dois membros do grupo de Hipopótamos-pigmeu do Jardim Zoológico.

O período de gestação desta espécie é de 184 a 204 dias, após os quais nasce uma cria (excepcionalmente duas), que é amamentada por seis a oito meses. Atingem a maturidade sexual aos quatro/cinco anos de idade.

Ainda não é possível determinar o sexo da cria de Chimpanzé, por ainda estar muito ligada e dependente da mãe. Nasceu a 26 de Março de 2010 e é filha de Kali, de 22 anos, e de Dari, o macho dominante do grupo familiar, com 24 anos de idade. A cria tem já quatro irmãos por parte do pai, sendo esta a quinta cria de Dari.

Os Chimpanzés acasalam em qualquer altura do ano. As fêmeas no cio apresentam inchaços e a pele rosada na região perineal. São cobertas pelos machos das posições hierárquicas mais elevadas.

Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza, o Hipopótamo-pigmeu encontra-se vulnerável e o Chimpanzé está em perigo, em ambos os casos devido à destruição do seu habitat e à caça ilegal.

Sem comentários:

Enviar um comentário