Uma viatura moderna, com um custo de aquisição de apenas 6.990€, que pode ser conduzida por quem tiver 16 anos de idade… Uma solução de mobilidade que permite reduzir em cerca de 25% o tempo gasto nas deslocações do dia-a-dia. E como as questões ambientais não são moda, mas sim um imperativo da consciência, circular na cidade deixa de ser sinónimo de emissões de CO2. Como é possível reunir o melhor de tantos mundos num só veículo? O Renault Twizy é a resposta! A solução de mobilidade zero emissões e económica, que promete ser a moda das grandes cidades a partir do final deste ano…
Sim, é já a partir do final deste ano que o Renault Twizy vai chegar ao mercado e com argumentos que prometem uma autêntica revolução e que são a ilustração perfeita da assinatura de marca da Renault: “Drive the Change”… É que o terceiro de quatro modelos da gama Renault 100% eléctrica (composta pelo Fluence Z.E., Kangoo Z.E., Twizy e Zoe) reúne características para ser uma moda, mas uma moda racional. Na realidade, o custo de aquisição de 6.990€ é, por si só, um argumento de peso para justificar o interesse de milhares de automobilistas, mas também de muitos potenciais automobilistas…
É que o Renault Twizy Z.E. é a solução para os muitos jovens que procuram uma mobilidade acessível, funcional, com baixos custos de utilização e… seguro. Afinal, pode ser conduzido por qualquer jovem com idade mínima de 16 anos (desde que seja detentor de licença Subcategoria B1), para além de integrar a gama da marca com mais modelos com pontuação máxima nos testes de segurança EuroNCAP.
O Twizy foi concebido de acordo com os mais elevados e rigorosos padrões de segurança da Renault, tanto para o condutor, como para o ocupante… Sim, porque o Twizy é um dois lugares, com a particularidade de estarem dispostos em tandem (um atrás do outro).
Renault Twizy: Acessível a todos
Como foi anunciado no Salão de Paris, o Twizy será comercializado, a partir de finais deste ano, com preços próximos do de uma scooter de 3 rodas. A gama Twizy começa nos 6.990€ (com IVA incluído) o preço equivalente ao de uma scooter de 3 rodas.
A exemplo do que acontece para o Fluence Z.E. e o Kangoo Z.E., o cliente do Twizy irá recorrer ao aluguer de uma série de serviços associados à bateria. A mensalidade será de 45€/mês (com IVA incluído) para 7.500 km/ano – distância anual que cobre a quase totalidade das necessidades dos clientes.
Os custos de utilização do Twizy, mesmo depois de contabilizados os valores referentes ao seguro, manutenção e energia (desde o aluguer da bateria, ao custo da electricidade para a necessária recarga), serão bastante reduzidos, podendo ser 15% inferiores aos de uma scooter de 3 rodas.
Um ganho de liberdade em cidade
Em função de testes realizados em Paris, com o Twizy, o condutor irá reduzir, em média, 25% o tempo gasto no trânsito na cidade. Isso significa, por exemplo, um ganho de sete minutos num trajecto de meia hora normalmente realizado com um micro-citadino.
De facto, o Twizy desloca-se mais rapidamente em cidade e com toda a segurança, devido às inéditas dimensões ultra-compactas, que também facilitam o estacionamento:
§ Com um comprimento equivalente ao de um veículo de duas rodas, o Twizy estaciona mais facilmente que um micro-citadino. Em determinados países (França, por exemplo) o Twizy pode estacionar perpendicularmente ao passeio.
§ Os escassos 3,4 metros de raio de viragem são o garante de agilidade e de facilidade nas manobras de estacionamento. Por exemplo, para inverter o sentido de marcha, o Twizy precisa de menos um metro que o mais eficaz dos micro-citadinos.
O condutor e o passageiro circulam com toda a segurança:
§ A carroçaria do Twizy é uma célula de segurança para o condutor e passageiro. A estrutura deformável permite, em caso de choque frontal, absorver a energia de um impacto e, desta forma, proteger os ocupantes.
§ O Twizy está equipado, de série, com airbag para o condutor e cintos de segurança de 4 pontos à frente e 3 pontos atrás.
§ Quatro travões de disco oferecem uma travagem eficaz e duradoura.
§ O Twizy dispõe de um sistema de anti-arranque codificado e de bloqueio da coluna de direcção.
Twizy, um veículo sem constrangimentos
Acessórios para facilitar a vida no Twizy
§ Um saco desportivo semi-rígido de 50 litros aumenta o volume de arrumação do Twizy, inicialmente de 63,3 litros, podendo ser colocado em cima do banco do passageiro, ou facilmente transportado como mochila ou bolsa de mão, graças a três pegas ergonómicas. Caso a opção resida pela colocação no interior do Twizy, a retenção é feita com o recurso ao cinto de segurança do passageiro e a suportes na estrutura do veículo. A ampla abertura do saco semi-rígido permite, por exemplo, que sejam facilmente carregados sacos de compras.
§ Para além dos deflectores, os ocupantes podem contar com uma protecção adicional contra o frio e as intempéries. Como numa scooter, uma capa cobre totalmente as pernas do condutor, dos tornozelos à bacia. Mas esta protecção estende-se, igualmente, ao passageiro traseiro, com oito pontos de fixação a conferirem um bom isolamento. Uma bolsa posicionada ao lado do banco de condutor permite a arrumação fácil desta capa protectora.
§ Um kit audio Parrot está disponível (como opção) para que o condutor possa ouvir música e telefonar com toda a segurança, incluindo:
- Uma ligação Bluetooth para que o condutor se mantenha em contacto graças à ligação automática ao seu Smartphone.
- Uma ligação USB, uma entrada de som e uma tomada Apple, que permitem ligar a totalidade dos aparelhos nómadas de leitura áudio.
§ O sensor de marcha-atrás integrado no pára-choques traseiro do Twizy que facilita as manobras de estacionamento.
O Twizy é compatível com todos os pontos de carga
A carga completa das baterias do Twizy efectua-se em apenas 3h30m numa vulgar tomada doméstica, através de um cabo situado num compartimento localizado na dianteira do veículo. Mas diferentes adaptadores estarão disponíveis para ligar o Twizy em todos os tipos de pontos de carga, públicos e privados.
A autonomia do Twizy pode ir até aos 115 km
A autonomia do Twizy é de 100 quilómetros em ciclo urbano normalizado. Com a prática de eco-condução, que até é adaptada ao trânsito citadino, a autonomia pode atingir os 115 quilómetros.
Os indicadores disponíveis no painel de bordo permitem ao condutor gerir a autonomia:
§ Um manómetro indica o nível de carga da bateria.
§ Um manómetro de economia digital fornece o consumo instantâneo de energia e indica quando se está a processar recuperação de energia, nomeadamente nas travagens e desacelerações.
§ O computador de bordo indica a autonomia restante em quilómetros.
Sem comentários:
Enviar um comentário