O Museu do Oriente apresenta um concerto único de homenagem a Paul Bowles, escritor e compositor norte-americano, residente a maior parte da sua vida em Tânger, Marrocos, no qual são dadas a conhecer as obras significativas do percurso musical do autor, no dia 23 de Outubro, às 21h00, no Auditório.
O espectáculo integra a comemoração do centenário de nascimento de Paul Bowles (Do You Bowles?), organizado pelo Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa.
Neste espectáculo, o pianista António Rosado apresenta a première em Portugal das Seven Latin-American Pieces, obra gravada em 1994, por outro famoso pianista, Bennett Lerner.
A executora do espólio musical do autor, a pianista Irene Herrmann, e Anabela Duarte, cantora, interpretam uma série de canções espanholas e americanas com textos de Garcia Lorca e Tennessee Williams, como é o caso de The Blue Mountain Ballads, porventura o ciclo de canções mais conhecido do compositor.
Para finalizar, e com o objectivo de celebrar a música marroquina gravada por Paul Bowles, o primeiro trabalho de que há registo sobre a música berbere nas montanhas do Rif, Richard Horovitz executa algumas das composições do filme Um Chá no Deserto, de Bernardo Bertolucci, plenas de sabor norte-africano e intensidade dramática, em esplendorosa apresentação multimédia.
Paul Bowles nasceu em Nova Iorque, em 1910, mas mudou-se para Tânger, em Marrocos, juntamente com a sua mulher, a escritora Jane Auer, em 1947, onde viria a morrer (1999).
O ambiente do Norte de África, bem como a tolerância com que então se vivia no que respeita a novas experiências, constituíam um atractivo e a sua casa passou a ser o centro de peregrinação da Geração Beat, entre os quais, Allen Ginsberg, William S. Burroughs, Gregory Corso, e também grandes nomes da literatura norte-americana como Truman Capote, Tennessee Williams e Gore Vidal.
De entre as suas obras mais conhecidas, destaca-se The Sheltering Sky, adaptado ao cinema por Bernardo Bertolucci, com o título Um chá no deserto. Bowles foi um artista multifacetado, tendo escrito romances, contos, poemas e livros de viagens, traduzido autores marroquinos e transcrito contos tradicionais de Marrocos, recolhidos oralmente. Compôs igualmente várias peças para orquestra, piano, bailado e voz.
Concerto “Paul Bowles”
23 de Outubro
21h00Auditório
Preço: €10,00
Finalmente vou poder ouvir a música de Paul Bowles em concerto!
ResponderEliminar