Doze temas fundamentais da discografia de Amália Rodrigues e a sua influência na cultura contemporânea portuguesa são o ponto de partida para a exposição “Amália Nossa”, projecto do Museu Colecção Berardo que reúne a partir de hoje, dia 2 de Setembro, na Igreja da Misericórdia de Silves, trabalhos de doze dos mais representativos artistas plásticos do nosso país. “Amália Nossa” integra o cartaz de arte contemporânea do programa “Allgarve’10” e vai estar patente de 2 de Setembro de 2010 a 31 de Janeiro de 2011.
Esta mostra parte de uma iniciativa da editora Tugaland, que reeditou parte da discografia de Amália - dividida em doze temáticas alusivas a tópicos referenciais do reportório da cantora – e de um projecto editorial de Rui Vieira Nery, que recolheu material discográfico de 1945 e 1959 para criar o catálogo “Amália Nossa”. Com base nos temas Paixão, Ciúme, Abandono, Saudade, Sina, Tradição, Palcos, Cordas, Salero, Mundo, Lisboa e Ao Vivo, os artistas João Pedro Vale, Adriana Molder, João Onofre, Gabriel Abrantes, Sofia Leitão, Pedro Barateiro, Pedro Gomes, Ana Rito, Catarina Saraiva, Rita GT, Bruno Pacheco e Isabel Simões desenvolveram esculturas, fotografias, instalações, pinturas e vídeos que compõem esta mostra.
Amália Rodrigues nasceu em Lisboa, a 1 de Julho de 1920, e iniciou a sua carreira artística em 1939, na casa de Fados “Retiro da Severa”. Obteve, em 1945, o seu primeiro grande sucesso musical com a canção "Ai Mouraria”. Nas décadas seguintes, fez inúmeras gravações, tournées internacionais e participou em dezenas de filmes. Entre as canções mais conhecidas, conta-se "Lisboa Antiga", "Foi Deus", "Coimbra", "Barco Negro", "Canção do Mar", "Nem as Paredes Confesso", "Lisboa, Não Sejas Francesa", "Vou Dar de Beber à Dor" e "Com que Voz".
Eventos de música, desporto, arte e gastronomia compõem o programa “Allgarve” que este ano oferece também animação de rua, novo circo e música clássica, num calendário que se prolonga pela primeira vez até Novembro e que inclui um número recorde de cerca de 90 eventos.
O “Allgarve’10” é um programa de valorização turística para o Algarve que tem por objectivo reforçar a região como destino de qualidade, proporcionando experiências que marcam aos turistas e aos residentes e complementando a oferta tradicional de Sol e Mar - característica da época alta - com cultura, actividades e animação por todo o ano.
INFORMAÇÕES DE BILHETEIRA
De 2 de Setembro 2010 a 31 de Janeiro 2011, na Igreja da Misericórdia (Silves)
HORÁRIO: Segunda a Sexta das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00. Encerra aos fins-de-semana
PREÇO: Entrada Livre
CONTACTOS: T. 282 440 832
Sem comentários:
Enviar um comentário