08 julho 2010

Música: Céu - Futuro da MPB em Portugal

Céu edita o seu disco «Vagarosa» em Portugal no dia 19 de Julho.

Sobre Céu, disse Caetano Veloso: «é o futuro da Música Popular Brasileira». O mote dado pelo astro brasileiro teve repercussões por todo o mundo. O honrado jornal brasileiro O Globo destacou Céu como uma das personalidades do ano de 2009. Referente ao mesmo período, a edição brasileira da revista Rolling Stone atribuiu a «Vagarosa» o título de melhor disco do ano.

Fora do mercado brasileiro, Céu destaca-se pela «presença de ritmos trip-hop com bossa nova», indicou o The Times (Reino Unido). A BBC revelou o potencial do álbum ao destaca-lo como um dos melhores discos internacionais de 2009. Também Herbie Hancock rendeu-se ao talento e já lhe enviou o convite para participar no seu próximo álbum.

E que disco é «Vagarosa»? Uma contemplação ao Brasil visto pelos olhos de uma paulista que mistura influências brasileiras com electrónica mid-tempo e trip-hop. Céu fez de «Vagarosa» um manifesto entre o novo e mais improvável Brasil, com passagens por «Rosa Menina Rosa», de Jorge Ben, e convites à nova geração com a prenseça no disco de artistas como Thalma de Freitas (Orquestra Imperial) e BNegão (Planet Hemp).

A qualidade do disco tem sido espalhada pelo mundo, com presenças em festivais como o Coachella 2010 e uma agenda muito preenchida para o Verão europeu – Alemanha, Dinamarca, Espanha, França, Suiça, Grécia. Em Portugal, Céu faz actua num concerto integrado no Festival Músicas do Mundo, no dia 28 de Julho (Sines).

Sem comentários:

Enviar um comentário