O novo Audi RS 5 Coupé já está a circular nas estradas portuguesas: um coupé de elegância clássica dotado de um motor de potência expressiva. O bloco V8 de elevadas prestações e 4.2 litros de cilindrada conferem-lhe uma potência de 450 cv (331 kW) e a máxima eficácia nos valores de consumo de combustível. Como em todos os modelos mais potentes da Audi, o RS 5 Coupé transmite a força motriz à estrada através da tracção integral permanente quattro®, agora com uma nova evolução. O Audi RS 5 Coupé chega a Portugal com preços a partir de 108.900 euros.
O Audi RS 5 Coupé está equipado com um motor V8 atmosférico de elevadas prestações com 4.163 c.c. de cilindrada, que pertence à mesma família de motorizações utilizadas no superdesportivo R8. O bloco 4.2 FSI debita uma potência de 450 cv (331 kW) às 8.250 rpm e o seu binário máximo de 430 Nm está disponível entre as 4.000 e as 6.000 rpm. Um bloco V8 com uma sonoridade única que permite a este Coupé de duas portas acelerar dos 0-100 km/h em 4,6 segundos e alcança uma velocidade máxima limitada electronicamente a 250 km/h. Se o cliente desejar, a Audi pode limitar a velocidade máxima a 280 km/h.
Este motor atmosférico consome, apenas, uma média de 10,8 litros de combustível aos 100 km, valor muito inferior ao dos seus principais concorrentes. Este excelente valor é o resultado de uma intensiva utilização das tecnologias do programa de eficiência modular da Audi, entre os quais também também está integrado um sistema de recuperação de energia.
O sistema S tronic de sete velocidades, de série, também contribui para a eficiência graças ao seu elevado rendimento e à longa transmissão da relação mais alta. O condutor pode deixar actuar automaticamente este ultra rápido sistema que integra uma dupla embraiagem ou mudar as relações manualmente através das patilhas posicionadas por detrás do volante.
Como em qualquer modelo RS, também o Audi RS 5 Coupé transmite a sua potência à estrada através da tracção integral permanente quattro®. Em relação ao diferencial central, a Audi apresenta neste modelo uma nova evolução: o chamado diferencial central de coroa. Compacto e leve, pode variar amplamente a distribuição do binário entre a dianteira e a traseira do veículo. Em caso de necessidade, a repartição pode chegar a 70 por cento sobre o eixo dianteiro e até um máximo de 85 por cento sobre o eixo traseiro. A configuração padrão de 40:60 continua a ser desportiva, com uma maior tracção sobre o trem traseiro.
O diferencial central de coroa também colabora com a nova gestão electrónica do binário individual para cada uma das quatro rodas. Se, ao conduzir de um modo dinâmico, acontecer uma carga em demasia sobre uma das rodas localizadas no interior da curva, o sistema actua ao desacelerar ligeiramente a mesma, inclusive antes que chegue a patinar. Como complemento, a Audi oferece, em opção, um diferencial desportivo que distribui activamente a força motriz entre as rodas traseiras.
O trem de rodagem do Audi RS 5 Coupé possui uma regulação mais rígida, o que permitiu rebaixar a carroçaria em 20 milímetros em comparação com as restantes versões do Audi A5. As jantes de liga leve de 19 polegadas com pneus de dimensão 265/35 pertencem ao equipamento de série, podendo optar-se por jantes de 20 polegadas e pneus na dimensão 275/30. Até o final do ano, a Audi vai lançar uma tecnologia de amortecimento particularmente dinâmica: o sistema Dynamic Ride Control (DRC) que funciona de um modo puramente mecânico.
O sistema de travões inclui grandes discos auto-ventilados. Os discos são perfurados e unidos às armações de alumínio através de parafusos. As pinças são pintadas em preto brilhante e as dianteiras possuem oito êmbolos. Se o cliente desejar, a Audi pode equipar no eixo dianteiro discos cerâmicos reforçados com fibra de carbono. O sistema de estabilidade ESP inclui um modo desportivo e pode ser totalmente desligado.
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