O Festival de música “Bons Sons ‘10” que decorre de 20 a 22 de Agosto na aldeia de Cem Soldos conta com um cartaz repleto de novidades: Dead Combo, Diabo na Cruz, Melecha Mechaya, B Fachada, Terracota e Fausto, são algumas das figuras que vão estar presentes na pitoresca aldeia tomarense.
“Bons Sons” privilegia a música ao nível de fusões, aculturações, descobertas, confluências e reuniões de vários géneros musicais como: jazz, folk, blues, tango, reggae, clássica, fusão, tradicional portuguesa, fado, cabaré, fanfarra, electro-acústica experimental, entre outras.
Para além dos concertos ao ar livre, o festival oferece outras propostas de vivência da música. O Auditório é o espaço que ilustra esta pluralidade do festival, por ali passarão a Associação Canto Firme com música para bebés, o espectáculo performativo “Madmud” de Tânia Carvalho e a projecção de curtas do projecto “Curtas em flagrante”. De igual forma, o Centro de Exposições “Armazém” acolherá duas exposições de linguagens gráficas distintas em diálogo com o mesmo espaço, “Obsessão” de Vasco Mourão e “Uma Terra Sem Gente Para Gente Sem Terra” de Nuno Coelho.
Sempre enquadrado no centro da aldeia de Cem Soldos, o festival organiza-se em diferentes pontos. Nesta edição, os visitantes vão poder tirar partido de dois palcos para os concertos ao ar livre que celebram duas das personalidades mais importantes para a música portuguesa – o Palco Lopes-Graça e o Palco Giacometti. A aldeia abre ainda as portas da Igreja de S. Sebastião para receber os concertos mais intimistas do evento (Música na Igreja), servindo igualmente como pano de fundo para os concertos da Tarde ao Sol de domingo.
No coração do concelho de Tomar, esta tradicional aldeia, ergue esforços para poder levar o festival ao conhecimento nacional. Nesse sentido são muitas as pessoas residentes que se juntam para preparar a produção da mascote do festival, a lagartixa Tixa. Criada para simbolizar a dinâmica do festival e o espírito musical da aldeia que o acolhe.
Sem comentários:
Enviar um comentário