11 junho 2010

Saúde: Figuras públicas aprendem a medir o ritmo cardíaco

No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Ritmo Cardíaco, que se celebra no próximo domingo, dia 13 de Junho, a campanha “Bate, Bate Coração”, em parceria com os Centros Comerciais Dolce Vita, irá realizar uma acção de sensibilização e rastreios às arritmias cardíacas.

Médicos, enfermeiros e técnicos vão ensinar os portugueses a medir a sua pulsação e a sentirem o seu ritmo cardíaco, entre as 10 horas e as 20 horas, simultaneamente nos Centros Comerciais Dolce Vita Tejo, Coimbra e Porto.

Esta iniciativa contará com a presença de figuras públicas nacionais, tais como a relações públicas Alexandra Fernandes e o actor Quimbé, no Dolce Vita Tejo, entre as 10h30 e as 12h00.

Segundo Carlos Morais, Cardiologista e Coordenador Nacional da Campanha Bate, Bate Coração, “esta iniciativa inédita em Portugal visa sensibilizar a população em geral para as arritmias cardíacas, educar sobre os seus riscos e esclarecer sobre os meios de diagnóstico e tratamentos existentes, alertando ainda para a importância da medição do ritmo cardíaco”.

Uma arritmia é uma perturbação do ritmo dos batimentos cardíacos e pode ter consequências fatais quando não tratada. Os sintomas de alerta são as palpitações, fadiga, tonturas, falta de ar e dor de peito. No entanto, muitas vezes, as arritmias não provocam sintomas, e por isso, grande parte da população em geral desconhece esta doença.

“Medir o pulso é uma maneira rápida e fácil de identificar um problema do ritmo do coração que em alguns casos, pode ser grave se não tratado. Com esta manobra muito simples podemos detectar uma arritmia cardíaca e procurar, se necessário a orientação de um profissional de saúde”, esclarece o cardiologista Carlos Morais.

A Campanha “Bate, Bate Coração” é uma iniciativa conjunta do Instituto Português do Ritmo Cardíaco e da APAPE (Associação Portuguesa de Arritmologia, Pacing e Electrofisiologia).

Sem comentários:

Enviar um comentário