Mieko Miyazaki e Fumie Hiara, dois dos expoentes máximos do koto – instrumento de cordas típico do Japão –, levam ao Auditório do Museu do Oriente, sob o selo Koto Project, um espectáculo único de inspiração tradicional, numa performance contemporânea, a 16 de Abril, às 21h30.
Este espectáculo marca o início da Festa do Japão, que acontece no Museu até 9 de Maio, no âmbito das comemorações dos 150 Anos do Tratado de Paz, Amizade e Comércio entre Portugal e o Japão.
Originárias do Japão, as jovens intérpretes que compõem o Koto Project cedo iniciaram participações em projectos com outros instrumentos não tradicionais, permitindo-lhes absorver influências musicais de diversos quadrantes.
Mieko Miyazaki estudou desde muito nova com mestres do koto, como Tomizo Huruya e Sachiko Tamura e, posteriormente, na Tokyo National University of Fine Arts and Music. O reconhecimento surgiu com o prestigioso convite para actuar perante o Imperador e a Imperatriz no Palácio Imperial. A artista japonesa foi ainda escolhida pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros japonês e pela Japan Foundation para representar o Japão em eventos culturais internacionais.
Fumie Hihara iniciou os estudos de koto com 9 anos, tendo sido a mais jovem intérprete de koto a conseguir o diploma, com apenas 17 anos. Após concluir os estudos na Tokyo National University of Fine Arts and Music, colaborou com vários artistas e bailarinos, sendo o seu objectivo mostrar a ligação entre as diferentes vertentes artísticas e lançar o conceito música/espaço/homem. Descobre a França em 2004 e cria nesse ano uma peça para o Festival de Avignon.
Sem comentários:
Enviar um comentário