07 abril 2010

Livro: Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís

Instituído pela Estoril Sol, o Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís volta a ser uma oportunidade para todos os jovens escritores, desde que a sua idade não seja superior a 35 anos, completada até 31 de Dezembro do ano de atribuição e sem qualquer obra publicada no género. O júri será presidido pelo escritor e ensaísta Vasco Graça Moura.

O Prémio Literário Revelação, criado em homenagem à grande escritora que é Agustina Bessa-Luís, no valor de 25 mil euros, foi lançado em 2008 no quadro das comemorações do 50º aniversário da Estoril-Sol, e atribuído, pela primeira vez, no ano passado.

O primeiro romance vencedor do Prémio Literário Revelação, que leva o nome de Agustina, foi “A Casa-Comboio”, de Raquel Ochoa, lançado recentemente pela Gradiva - que celebrou uma parceria com a Estoril Sol para viabilizar este projecto -, numa sessão que esgotou o Salão Nobre do Palácio da Independência.

O Júri, para além de Vasco Graça Moura, que preside, é composto por mais sete personalidades de mérito reconhecido, indicadas por APC - Associação Portuguesa de Escritores, Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas, AICL – Associação Internacional de Críticos Literários, Centro Nacional de Cultura e, ainda, por representantes da Empresa promotora e por duas personalidades convidadas a título individual.

A recepção de originais para a terceira edição do Prémio Literário Revelação terminará em 14 de Maio próximo, de acordo com o respectivo Regulamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário