02 março 2011

Turismo: Praia da Comporta distinguida a nível nacional

A praia da Comporta acaba de ser distinguida com o segundo lugar do prémio “Praia mais acessível”, atribuído pelo Instituto Nacional para a Reabilitação. Pelo segundo ano consecutivo, a Herdade da Comporta vê uma das suas praias reconhecida pelas condições de acessibilidade proporcionadas a pessoas com mobilidade reduzida.
A facilidade no acesso pedonal e as passadeiras no areal, a existência de sinalética adequada, o ordenamento do estacionamento automóvel, as instalações sanitárias e o posto de primeiros socorros foram factores determinantes para a atribuição do prémio.
Para além do cumprimento destes critérios, considerados imperativos para os jurados que atribuem o galardão, a praia da Comporta dispõe ainda de uma cadeira de rodas anfíbia, conhecida como “tiraló”, e de canadianas anfíbias, que possibilitam aos utentes da praia com mobilidade reduzida o acesso a banhos de mar, e de condições de acesso aos bares e restaurantes da zona balnear.
O serviço de “tiraló” disponível na praia da Comporta tem superado as expectativas dos utentes. De acordo com os resultados de um inquérito levado a cabo pela Herdade da Comporta, a fim de avaliar a qualidade de prestação do serviço, em 2010, 92 por cento dos utilizadores da cadeira anfíbia manifestou total satisfação pela prestação do serviço.
Segundo o inquérito, metade dos utilizadores da cadeira em 2010 apresentavam idades compreendidas entre os 25 e os 34 anos e 67 por cento dos utentes pertenciam ao sexo masculino.
O projecto “Praia acessível, praia para todos”, criado em 2005 na sequência do Ano Europeu das Pessoas com Deficiência, pretende dotar as praias portuguesas das condições de acessibilidade necessárias para a sua utilização por pessoas com mobilidade condicionada.

Sem comentários:

Enviar um comentário